fbpx

Desde 1968 - Ano 56

32.7 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioEducaçãoCurso do IFMS amplia horizontes para mulheres em situação de vulnerabilidade

Curso do IFMS amplia horizontes para mulheres em situação de vulnerabilidade

O Campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realizou na noite dessa segunda-feira, 23, a aula inaugural do curso de cabeleireira voltado a mulheres em situação de vulnerabilidade social, econômica e de gênero, principalmente pretas, trans e travestis.

A ação “IFMS Social – Qualificação em Cabeleireira” é resultado de uma parceria entre o Instituto Federal e o Banco Itaú Unibanco, e tem o apoio da senadora por Mato Grosso do Sul Soraya Thronicke.

Presente na aula inaugural, a reitora do IFMS, Elaine Cassiano, enfatizou o compromisso da instituição em transformar vidas por meio da educação e da qualificação profissional, destacando a importância de parcerias que ampliam o acesso de mulheres a novas oportunidades. Para a dirigente, a oferta de cursos como o de cabeleireira é um reflexo do papel social do Instituto, que vai além do ensino técnico, promovendo inclusão e empoderamento.

“O IFMS tem como missão não apenas formar profissionais, mas também transformar realidades, oferecendo oportunidades de crescimento para quem mais precisa. Este curso de cabeleireira é um exemplo disso: ele capacita as alunas tecnicamente ao mesmo tempo que fortalece a autoestima e as perspectivas de vida. Estamos proporcionando um caminho para que essas mulheres possam ser agentes de mudança em suas comunidades”.

A senadora Soraya Thronicke destacou o papel fundamental que iniciativas como esta têm no empoderamento de mulheres em situação de vulnerabilidade social, econômica e de gênero. Para a parlamentar, a capacitação oferecida pelo IFMS é uma porta de entrada para autonomia financeira, o que permitirá às participantes criar seus próprios negócios e conquistar espaço no mundo do trabalho.

Este curso é uma oportunidade para essas mulheres, muitas das quais enfrentam desafios diários como o desemprego e a dependência financeira. Ao capacitá-las para atuarem na área da beleza estamos proporcionando autonomia financeira e oferecendo ferramentas para que se tornem donas de seus próprios negócios. Mesmo em tempos de crise, o setor da beleza continua relevante, e tenho certeza de que essas mulheres sairão daqui preparadas para vencer”.

Curso do IFMS amplia horizontes para mulheres em situação de vulnerabilidade
Gabrielly Lemos, recebendo o kit de materiais para fazer o curso, quer abrir o próprio salão – Foto: Vinicius Villas Boas/IFMS

Curso – Com carga horária de 90 horas/aula, sendo 81 horas/aula em sala de aula e o restante distribuído em duas ações sociais com oferta gratuita de cortes de cabelo à comunidade, o curso tem o cabeleireiro Marcos Rogério como instrutor.

“Neste curso, as alunas vão aprender cortes masculinos e femininos, mas também questões de comportamento profissional, como atendimento e postura no salão. Além disso, discutimos gestão, química capilar, e o visagismo, que ajuda a moldar o melhor corte para cada rosto. É um curso transformador, que vai permitir a elas entrar no mercado de trabalho e ajudar suas famílias e gerar renda. Mesmo que não sigam a profissão, o conhecimento adquirido aqui vai ser útil para cuidar de quem está ao redor”, destacou o instrutor.

As matriculadas formam três turmas, com aulas nos períodos matutino, vespertino e noturno. Os encontros são realizadas no campus do IFMS, às segundas, quartas e sextas-feiras. A previsão é que o curso dure dois meses. 

Gabrielly Lemos, 24, é uma das alunas que iniciaram o curso com entusiasmo e grandes expectativas. Com experiência prévia na área da beleza, mas sem certificação formal, ela vê no curso uma oportunidade de profissionalização e sonha em abrir seu próprio salão, ao lado de uma amiga.

“O que me motivou a fazer este curso foi o desejo de crescer na vida, tanto profissional quanto financeiramente. Já trabalhei na área da beleza, mas nunca tive a chance de me profissionalizar de verdade, de ter um certificado. Agora, graças ao IFMS, vou conseguir isso. Estou muito empolgada, e espero aprender bastante, principalmente técnicas de corte e química, para poder abrir meu próprio salão e conquistar minha independência”, revelou.

Além de ser gratuito, cada aluna matriculada receberá auxílio de R$ 200, durante os meses de outubro e novembro, e ainda um kit com os materiais necessários para realização do curso.

As participantes que concluírem a capacitação com aproveitamento receberão em definitivo o kit de materiais, além do certificado de conclusão do curso. E ainda concorrerão ao sorteio de uma cadeira e um lavatório para cabeleireira.

O projeto ‘IFMS Social – Qualificação em Cabeleireira’ conta ainda com o apoio de outras instituições: Fraternidade sem Fronteiras, Coordenadoria de Políticas Públicas LGBT de Campo Grande, Ministério do Trabalho (MPT), Associação Haitiana de Campo Grande, Associação dos Venezuelanos e Coordenadoria de Igualdade Racial de Campo Grande.

Emendas – Após a aula inaugural, a senadora Soraya Thronicke visitou obras recém concluídas no Campus Campo Grande que tiveram aporte financeiro de emendas da parlamentar destinadas ao IFMS.

Acompanhada da reitora Elaine Cassiano, do diretor-geral do campus, Dejahyr Lopes Junior, e de outros gestores do Instituto, a senadora visitou o novo bloco F, com salas de aula que permitirão a ampliação da capacidade de atendimento da unidade, a quadra poliesportiva coberta e o IF Maker, espaço de inovação do IFMS.

Nos últimos quatro anos, Soraya Thronicke destinou R$ 7,9 milhões ao Instituto Federal para o desenvolvimento de projetos e obras que visam a melhoria da infraestrutura física da instituição.

Parte dos recursos foi utilizada também em obras no Campus Três Lagoas, que recebeu a visita da senadora no último sábado, 21. As emendas foram aplicadas na reestruturação do laboratório de Mecânica/Pneumática, em parte da quadra poliesportiva coberta, na cobertura da passarela que liga os blocos da unidade, e para a aquisição de uma prototipadora de circuitos elétricos e implantação de um novo laboratório de informática.

ENQUETE

MAIS LIDAS