fbpx

Desde 1968 - Ano 56

16.6 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioEventoGrupo Terra Seca lança EP neste sábado

Grupo Terra Seca lança EP neste sábado

Fundado em 1998, Terra Seca é um grupo musical que toca música brasileira de raiz, destacadamente ritmos de origem nordestina, que têm como gênero o forró: xote, baião, xaxado, arrastapé etc. Nascido na cidade de Dourados (MS), o grupo surgiu com o propósito de reinserir e cultivar esse gênero musical em todo o Estado de Mato Grosso do Sul, adotando como estilo o chamado Forró Pé de Serra, referido atualmente também como Música Gonzaguiana, proposta que mantém e que o mantém até hoje. Tem como principal fonte de inspiração os grandes expoentes do cancioneiro nordestino, iniciando pela figura maior de Luiz Gonzaga, passando por Dominguinhos, Trio Nordestino, Alceu Valença, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Moraes Moreira, Nando Cordel, Gilberto Gil, Fagner, Flávio José e outros artistas que acabaram inserindo o forró no contexto maior da MPB.

Por uma coincidência histórica, o Terra Seca acabou integrando um importante movimento cultural, surgido no início da década de 2000, que ficou conhecido como Forró Universitário, que, a partir do centro sul do país, especialmente nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belho Horizonte, Vitória, chegando a Florianópolis, teve como objetivo exatamente o resgate Forró Pé de Serra, gênero musical que, após a partida de Luiz Gonzaga, no final da década de 1980,  vinha desaparecendo dos grandes centros urbanos, fenômeno que ocorrera inclusive na região Nordeste, onde passou a ser substituído pelo que ficou conhecido mais tarde como: forró estilizado. O grupo musical de maior destaque, que ainda representa tal movimento, e que marcou toda uma geração, é o Falamansa.

Em sua trajetória, o Grupo Terra Seca se apresentou em quase todas as cidades do Estado de Mato Grosso do Sul. Um dos momentos mais marcantes de sua história foi a abertura do show de Moraes Moreira, realizado no Teatro Municipal de Dourados, durante uma das edições do projeto Temporadas Populares, desenvolvido pelo Governo de Mato Grosso do Sul, no ano de 2001. No final de 2023 foi homenageado com o Jubileu de Prata, pela Câmara Municipal de Dourados.

Foi para deixar um registro dessa trajetória, que o grupo acabou de gravar o EP Terra Seca 25 Anos, que já pode ser ouvido no YouTube e brevemente estará disponível em outras plataformas digitais. A canção que abra o EP é Sobre as Ondas, do compositor cearense Sérgio Luiz Nogueira, um xote romântico que é um verdadeiro convite para dançar. Na sequência, Dê uma Chance ao Coração, de Sullivan e Massadas, a maior dupla de compositores brasileiros de todos os tempos, gravada por eles e outros cantores brasileiros como: Fagner, Sandra de Sá, Joana e outros no final da década de 1980, uma Ode ao amor, ganhou um arranjo especial com sanfona, zabumba e triangulo. A terceira faixa, Rua da Passagem, composição de Arnaldo Antunes (ex-Titãs) e Lenine, gravada por este último e regravada por Ney Matogrosso, chama atenção para a educação no trânsito e a igualdade em direitos; no arranjo do Terra Seca, uma mensagem e ritmo fortes que mistura batida de Baião e Maracatu. De Palmeiras a Camisão,música autoral, é uma homenagem merecida do Grupo Terra Seca ao Estado de Mato Groso do Sul: a Estrada Parque de Piraputanga, onde estão localizados os distritos de Palmeiras, Piraputanga e Camisão, e onde a Serra de Maracaju se encontra com os Morros de Aquidauana, margeando o rio de mesmo nome, é considerada por muitos o lugar mais bonito do nosso Estado e um dos mais belos do nosso país. Charlie Brown, um clássico no qual o grande Benito Di Paula homenageia o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, é mais um resgate maravilho empreendido pelo Grupo Terra Seca. Fechando o EP, a regravação de Castelânea, de Carlos Colman, um dos maiores cantores e compositores do nosso Estado, uma das músicas mais representativas do cancioneiro sul-mato-grossense, era um sonho acalentado pelo Grupo Terra Seca que, finalmente, se tornou realidade.

O lançamento do EP Terra Seca 25 Anos ocorrerá no próximo sábado, dia 14/09/2024, às 21h, no Espaço Imperial, do Clube Indaiá. Além das canções do álbum, que são extremamente dançantes, serão executadas músicas que inspiraram e marcaram a trajetória do Terra Seca durante seus 25 anos de existência, e do Forró Universitário, que marcou a geração do início da década de dois mil até os dias atuais. A abertura ficará a cargo do cantor e compositor rio-brilhantense Ítalo Cassio. Os ingressos para o lançamento custam R$ 30,00 e poderão ser adquiridos na tradicional Banca do Jaime, com a organização e pelo WhatsApp (67) 99972.3890. Durante o evento serão servidas porções de Escondidinho, que podem ser adquiridas ao preço de R$ 13,00.

ENQUETE

MAIS LIDAS