fbpx

Desde 1968 - Ano 56

32.4 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioPolíticaHora da Verdade, Bolsonaro, noivo, golpistas, morte no quartel, Expoagro, Japorã...

Hora da Verdade, Bolsonaro, noivo, golpistas, morte no quartel, Expoagro, Japorã e Eldorado

- Advertisement -

Coluna Radar MS/Folha de Dourados –

Máquina voraz

“Dourados precisa de repensar o seu modelo de gestão. É um município que tem um orçamento de 1,8 bilhão, e, basicamente, desses recursos muito pouco se reserva para investimento. A máquina pública, tudo que ela produz, ela come”. A afirmação é do vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha (PSD), em entrevista concedida sábado ao radialista Osvaldinho Duarte, no programa “A Hora da Verdade”, na Rádio Grande FM.

No altar

Sobre a provável candidatura a prefeito, Barbosinha disse que está “igual o noivo, com terno colocado, preparado para a chamada”. Ele explicou que se sente confortável na condição de vice-governador e que o grupo político do qual faz parte já tem o radialista Marçal Filho como pré-candidato. Mas deu a entender que, sendo necessário, está com seu nome à disposição.

Política e agro

O ex-presidente Jair Bolsonaro estará em Dourados nos próximos dias 14 e 15 de maio. O anúncio foi feito pelo deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS).  Em vídeo postado nas redes sociais, o deputado, ao lado de sua esposa Gianni Nogueira (presidente do PL-Mulher Dourados) e do ex-presidente, confirmou a agenda. Bolsonaro deverá descer no aeroporto de Ponta Porã e seguir para Dourados, onde deverá participar, além de atos políticos, da 58ª Expoagro, que acontecerá no Sindicato Rural entre os dias 10 a 19 de maio.

Turbina

A esposa de Rodolfo Nogueira tem sido cotada para ser candidata a prefeitura de Dourados, nas eleições deste ano. Nos bastidores, há quem acredite que uma declaração de apoio do ex-presidente Bolsonaro poderá alavancar a pré-candidatura e coloca-la no xadrez político, assim como fez com o então candidato a governador do Estado em 2022, Capitão Contar.

Aqui tem regras

O Exército Brasileiro publicou novas regras que vai aplicar em suas redes sociais. De agora em diante, serão excluídos comentários e usuários que utilizarem discurso de ódio, linguagem inapropriada, opiniões de cunho político ou ideológico, “fake news”, além informações e imagem de pessoas e instituições indevidamente.

Nesse barco, não

Acontece que a força militar tem sido alvo de ataques de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro no Instagram e no X (antigo Twitter). Alguns deles alegam que o Exército se omitiu ao não aderir e apoiar a tentativa de golpe de Estado com o objetivo de impedir a posse do presidente Lula.

“Mais iguais que os outros”

Em comentários no perfil do Instagram e do X (antigo Twitter), alguns apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) mantêm um discurso de que o Exército teria sido omisso ao não embarcar em uma tentativa de golpe de Estado para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao cumprir ordens do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Os extremistas queriam “liberdade de expressão” para… acabar com a liberdade de expressão.

Alerta ao eleitor

Nunca é demais lembrar: o prazo para tirar o primeiro título de eleitor, transferir local de votação, atualizar ou regularizar a situação eleitoral termina no próximo dia 8 de maio. Após essa data, os serviços ao eleitor ficarão indisponíveis. A regularização pode ser feita de forma on-line por meio do Título Net ou presencialmente, diretamente nos Cartórios Eleitorais.

“Já podeis, da Pátria, filhos…”

“Não acredito que entreguei meu filho vivo para o Exército e recebo ele dentro de um caixão. Não é justo, quero justiça, isso não pode ficar impune! O Vini era um menino muito educado, meu companheiro, minha vida, e agora como fica minha vida?”. Esse é o desabafo desesperado de dona Mariza, cujo filho, o soldado Vinícius Ibanez Riquelme, de 19 anos, morreu nesse sábado (27), na Santa Casa de Campo Grande, após realização de atividades físicas em campo com o grupo do 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado de Bela Vista.

Legislação inclusiva

Importante proposta do vereador Laudir Munaretto (MDB), foi sancionada recentemente: a lei n° 5.196, que institui o Programa Municipal de Identificação de Lar Atípico em residências de pessoas com hipersensibilidade auditiva. Com base na Lei, o Município deverá viabilizar placas de identificação para serem fixadas nos imóveis, com a seguinte informação: “Lar Atípico: reside nesta casa pessoa com hipersensibilidade auditiva”. A medida vai beneficiar principalmente com pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista).

Preparando as asas

“Pode anunciar, ela vai ser candidata a deputada federal”. Esta foi a afirmação do produtor rural Manoel Caseiro, marido da deputada estadual Mara Caseiro, sobre o futuro político da ex-prefeita de Eldorado. Ela foi eleita deputada em 2022 com 49.512 votos, pelo PSDB. O comentário foi feito na tarde deste domingo (28), em Japorã, município do extremo sul do Estado.

De vice, a prefeita

O recinto da festa de comemoração dos 32 anos de Japorã, montado em frente ao Paço Municipal, foi marcado pela presença de inúmeras lideranças e representantes dos municípios vizinhos. Dentre elas, a vice-prefeita de Mundo Novo, Rosária de Fátima, pré-candidata declarada para suceder o atual prefeito Valdomiro Sobrinho.

Japorã em festa

Por falar em Japorã, o prefeito Paulo César Franjotti (PSDB) realizou uma grandiosa festa como forma de comemorar o aniversário do município. Para tanto, contou com o apoio da Câmara de Vereadores e parceria do Governo do Estado. Franjotti envolveu todos os secretários municipais, comunidade Católica e entidades. O evento foi marcado pela inauguração do ginásio de esportes e ofereceu shows regionais e nacional, além do tradicional churrasco, desta vez com 32 costelões de chão, leilão e realização de um show de prêmios, distribuindo R$ 62 mil em dinheiro. O sucesso da festa está repercutindo em toda a região.

Experiência à prova

Zé Martins, que é vereador pelo quinto mandato em Eldorado, quer colocar à prova sua competência, desta vez no âmbito executivo. Político com 20 anos de experiência legislativa, agora articula sua pré-candidatura a prefeito. Para tanto, vem mantendo conversações com diversos grupos políticos, visando aglutinar apoio ao novo projeto que, segundo ele, será construído nos próximos meses.

- Advertisement -

MAIS LIDAS

- Advertisement -
- Advertisement -