fbpx

Desde 1968 - Ano 56

13 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioMeio AmbienteFamília 'escala' galinha para combater dezenas de escorpiões no quintal de casa...

Família ‘escala’ galinha para combater dezenas de escorpiões no quintal de casa em MS

Animais foram recolhidos e devem ser encaminhados ao CCZ, em Campo Grande. Especialista diz que lixo em terrenos, com vegetação alta, é local propício para escorpiões

08/01/2020 15h01 – Por: Folha de Dourados

Clique aqui e curta nossa página no Facebook

A obra recém terminou quando a família decidiu fazer uma limpeza no quintal da casa, localizada na rua Palestina, bairro Santo Amaro, em Campo Grande. E foi só retirar os entulhos, há uma semana, que os escorpiões apareceram. Segundo a técnica de enfermagem Edinéia Oliveira Ajala, de 40 anos, uma dezena já foi recolhida e, com criança pequena em casa, a solução foi vedar os ralos e até colocar uma galinha na área externa do imóvel.

“Minha cunhada terminou uma casa aqui ao lado e os entulhos da construção estavam aqui. Meu marido também foi limpar a fossa e, assim que abriu, saíram dois escorpiões grandes. Logo depois, roçando o terreno, achamos mais. Eu fiquei desesperada, porque meus filhos de 7 e 11 anos andam aqui de bicicleta, brincam no quintal. Tem até uma casinha de boneca com brinquedos, mas, não deixo mais eles mexerem e o jeito foi colocar uma galinha no quintal como predadora”, afirmou ao G1 Edinéia.

Moradora há 16 anos no local, a técnica de enfermagem conta que nunca tinha visto tantos animais no quintal. “Ontem à noite meu filho foi tomar banho e tirou o pano que eu havia deixado no ralo. Pouco tempo depois, ele me gritou e achei um escorpião lá. Agora, parece que onde eu olho eu encontro os animais. Não tiro o olho dos meus filhos, aonde eles estão eu vou atrás para ver se tem algum bicho. Meu medo é de pisarem em algum escorpião e agora vou buscar orientações no CCZ [Centro de Controle de Zoonoses]”, ressaltou.

A gerente técnica do Serviço de Controle de Roedores, Animais Peçonhentos e Sinantrópicos (Scraps) do CCZ, Christianne Eufrasio De Medeiros, explicou que o lixo acumulado em terrenos, com vegetação alta e material orgânico em decomposição, é local propício para a proliferação de escorpiões.

“Se houve madeira ou resto de materiais de construção, os insetos, principalmente baratas, estarão ali e são o alimento dos escorpiões. É importante limpar estes locais e também vedar os ralos com o sistema abre e fecha, além de não esquecer os ralos da pia que também fazem parte do esgoto. A pessoa pode jogar água sanitária e vedar, em seguida, mantendo fechado na hora do banho”, explicou.

Ainda conforme Medeiros, no caso de acontecer um acidente com o animal, é importante procurar ajuda médica. “Vá até uma unidade imediatamente, principalmente a UPA [Unidade de Pronto Atendimento] que possui atendimento 24 horas. O veneno é uma neurotoxina que cai na corrente sanguínea e pode chegar rápido ao coração, então, quanto mais rápido o atendimento, melhor”, finalizou. (G1)

Escorpiões recolhidos no quintal de casa em Campo Grande — Foto: Edinéia Ajala/Arquivo Pessoal

Galinha foi colocada como predadora no quintal de casa em Campo Grande, diz moradora — Foto: Edinéia Ajala/Arquivo Pessoal

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS