fbpx

Desde 1968 - Ano 56

13 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioArquivoLombadas eletrônicas voltam a funcionar hoje em Dourados

Lombadas eletrônicas voltam a funcionar hoje em Dourados

Dourados – 01/07/2011

As lombadas eletrônicas, que estão fora de operação desde abril em Dourados, voltaram a funcionar nesta sexta-feira, dia em 1º de julho, para coibir os excessos de velocidade e ajudar a garantir a segurança dos usuários das vias. A informação foi confirmada pelo Detran/MS. O órgão também anunciou que as multas decorrentes de infrações flagradas pelos equipamentos no período de 18 de abril a 31 de maio estão anuladas por determinação do governo do Estado.
A medida é resultado de entendimento mantido entre o Governo e o Detran e a Prefeitura de Dourados, que têm como objetivo primordial a educação para a segurança no trânsito. Condutores que eventualmente já tenham pago a multa podem entrar com requerimento junto ao Detran que o valor será devolvido.
De acordo com o órgão, as lombadas registraram nesse período aproximadamente quatro mil infrações.
Levantamento do Departamento Estadual de Trânsito mostra que a instalação dos redutores eletrônicos tem cumprido a função de educar os motoristas a respeitarem os limites de velocidade estabelecidos para os pontos de trânsito onde estão instalados. O número de acidentes reduziu em 30% em relação ao que ocorria antes do emprego da fiscalização com esses equipamentos.
É também por ter a segurança do trânsito como foco que o contrato com a empresa que mantém os equipamentos é do tipo linear, com custo fixo a ser pago pelo serviço, independente do quantitativo de infrações. O presidente do Detran explica que não é possível prever montante de arrecadação por infração num determinado ponto, e que há períodos em que essa receita não paga os custos.
Esse fator não deixa de ser positivo, se representa que há poucas multas porque a maioria dos motoristas respeitam a sinalização.
Muitos motoristas, no entanto, deixam de obedecer as determinações de segurança. O Detran identificou que neste mês, quando as lombadas não estão multando mas registram a velocidade, houve condutor que chegou a passar a 120 km/hora em local onde a velocidade máxima permitida é de 30km/hora.

Fonte: douradosnews

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS