fbpx

Desde 1968 - Ano 56

26.3 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioCulturaMoinho Cultural participa de intercâmbio promovido pelo programa Missão em Foco

Moinho Cultural participa de intercâmbio promovido pelo programa Missão em Foco

Nesta semana, instituição recebeu visitantes de MT; até o fim do mês, mais três projetos visitam Corumbá

O Instituto Moinho Cultural Sul-Americano recebe neste mês de junho quatro organizações de diferentes contextos e realidades que participam do programa Missão em Foco, Itaú Social, para trocar conhecimentos, práticas, metodologias e vivências.

O Moinho abre as portas para mostrar as práticas que têm adotado e aprimorado nos últimos 18 anos. Nesta semana, a organização recebida foi de Mato Grosso, do município de Campo Verde, Instituto Germinando Sons.

Da organização, participaram da visita André Régis (diretor-executivo e maestro), Bruno Parreira (coordenador geral e professor), Wender Péricles (coordenador artístico, auxiliar pedagógico e professor de música), Jair Moraes (coordenador pedagógico e professor de música) e Weslley (financeiro e administrativo)

Para o diretor-executivo do Instituto Germinando Sons, a visita foi produtiva e as expectativas foram alcançadas. “Estava esperando desta visita, realmente, conhecer os processos institucionais, tanto da parte de gestão como um todo, a parte da comunicação e a lógica principal da parte pedagógica para conhecer os processos educacionais do Moinho Cultural e tivemos uma surpresa. Ficamos surpresos com o funcionamento da instituição, em que a criança vai no contraturno e fica todo o período.

Nos projetos no estado de Mato Grosso, não tem nenhum projeto que faça isso hoje. A criança sempre vai no contraturno, no máximo três vezes por semana, em um horário e é dispensada. Também achei incrível a parte da rotatividade dos atendidos nos diferentes núcleos”, contou André Régis.

A troca, segundo Régis, foi muito produtiva e a intenção é manter a comunicação entre as duas instituições. “Teve muita conversa sistemática dos processos e isso foi muito bom. Tivemos contato com todos da instituição. Aprendemos muito com o Moinho Cultural e gostaríamos de manter esse contato”, assegurou.

De acordo com o consultor de desenvolvimento institucional do Missão em Foco, Everaldo Costa, a intenção é promover a troca de experiências de forma direcionada. “O intercâmbio tem o objetivo de aproximar organizações do programa, gerando aprendizados e vivências capazes de incentivar práticas que contribuem para o desenvolvimento institucional. É uma das bases do ciclo formativo a partir das trocas de experiências de forma alegre e espontânea, mas direcionada. Para as organizações, as vivências e trocas geram novas experiências que estimulam as equipes, incentivam mudanças e geram aprendizados importantes para o desenvolvimento institucional, de forma autônoma e coletiva”, afirma.

Entre os dias 18 e 25 de junho, o Moinho Cultural recebe integrantes do Instituto Camará Calunga, de São Paulo. Já entre os dias 19 e 24 de junho, os visitantes serão integrantes da Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas (MG). O Centro Social Carisma também visitará a instituição ainda no mês de junho, sendo que todos fazem parte do Missão em Foco.

O Instituto Moinho Cultural Sul-Americano

O Moinho Cultural é uma OSC que oferece para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social de Corumbá, Ladário, Puerto Suarez e Puerto Quijarro, aulas de dança, música, tecnologia e informática. A formação continuada oferecida pela instituição tem duração de até oito anos. O Moinho também atua na formação de intérpretes criadores para jovens e adultos, com a Companhia de Dança do Pantanal, Orquestra de Câmara do Pantanal e Núcleo de Tecnologia. A missão da instituição é diminuir a vulnerabilidade social na região de fronteira Brasil-Bolívia, por meio do acesso a bens culturais e tecnológicos. Desde o início das atividades, mais de 23 mil crianças e adolescentes já foram atendidos pelo Moinho.

Atualmente, o Instituto conta com o patrocínio máster via Lei de Incentivo Cultural do Instituto Cultural Vale, bem como, patrocínio da Bellalluna Participações LTDA, BRINKS, BTG Pactual, CaraÍ Empreendimentos LTDA, COMPER, Instituto Itaú Cultural, HINOVE, Rodobens e Criança Esperança, o fomento do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, além da parceria com a J.Macêdo, Itaú Social e Fecomércio MS-SESC.

São parceiros institucionais a Prefeitura de Corumbá, Prefeitura de Ladário, Prefeitura de Puerto Suárez, Prefeitura de Puerto Quijarro, Instituto Homem Pantaneiro, IFMS, UFMS, Acaia Pantanal e outros doadores pessoa física e jurídica.

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS