Reinaldo de Mattos Corrêa (*) –
A crítica à educação tradicional como um sistema que produz pessoas padronizadas e alienadas é pertinente e urgente. Em Dourados, a nova gestão municipal tem a oportunidade de liderar uma transformação nesse cenário, construindo um modelo educacional que valorize a autonomia, o pensamento crítico e a formação de cidadãos completos.
Novo paradigma para a educação municipal:
Ao assumirem os mandatos, o prefeito e os vereadores de Dourados podem adotar as seguintes medidas para transformar a educação municipal:
Pedagogias inovadoras: investir em metodologias ativas que estimulem a participação, a colaboração e a resolução de problemas. Projetos como aprendizagem baseada em projetos, gamificação e ensino híbrido podem tornar o aprendizado mais significativo e engajador;
Formação continuada remunerada: oferecer oportunidades de formação continuada remunerada (pagar bônus à participação) aos professores, para que possam aprimorar as práticas pedagógicas e incorporar novas tecnologias em suas aulas;
Infraestrutura adequada: garantir que as escolas municipais tenham recursos materiais e tecnológicos suficientes para oferecer um ensino de qualidade. Isso inclui bibliotecas bem equipadas, laboratórios de informática, espaços para atividades extracurriculares e uma conexão de internet estável;
Articulação com a comunidade: estabelecer parcerias com instituições culturais, empresas e organizações da sociedade civil para promover projetos que integrem a escola à comunidade;
Avaliação formativa: priorizar a avaliação formativa, que acompanha o processo de aprendizagem do aluno e oferece retorno para que ele possa melhorar o desempenho;
Democratização do acesso: e garantir que todas as crianças e adolescentes tenham acesso à educação de qualidade, independentemente da origem social ou condição econômica.
Promoção da diversidade: criar um ambiente escolar inclusivo, que valorize a diversidade cultural, étnica e de gênero.
Papel da gestão municipal:
O prefeito e os vereadores de Dourados têm um papel fundamental nesse processo. Eles podem:
Elaborar um plano municipal de educação: um documento que estabeleça as diretrizes e metas para a educação na cidade, com base nas necessidades e demandas da comunidade;
Alocar recursos financeiros: garantir que a educação seja uma prioridade no orçamento municipal, investindo em infraestrutura, pessoal e programas inovadores;
Monitorar e avaliar os resultados: implementar um sistema de acompanhamento e avaliação que permita identificar os avanços e os desafios da educação municipal;
Promover a participação da comunidade: criar espaços de diálogo com pais, professores, alunos e demais atores da comunidade escolar para construir um projeto educativo coletivo.
Ao adotar essas medidas, Dourados vai se tornar um exemplo de como a educação pode ser um instrumento de transformação social, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos e contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.
É preciso romper com o modelo tradicional, autoritário e arcaico, de educação, que vê os alunos como recipientes a serem preenchidos com informações. A proposta da implantação das escolas cívico-militares em Dourados está ultrapassada cientificamente, é uma aberração inconstitucional, oportunista e eleitoreira, e por isso os cientistas das universidades não foram consultados.
A escola do futuro deve ser um espaço de criação, de troca de experiências e de construção do conhecimento.
A educação em Dourados pode ser diferente. Depende de nós!
(*) Produtor Rural em Mato Grosso do Sul.