fbpx

Desde 1968 - Ano 56

36.7 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioCulturaFestival Mais Cultura comemora 10 anos com programação gratuita na UFMS

Festival Mais Cultura comemora 10 anos com programação gratuita na UFMS

Festival ainda contempla feira e exposições variadas e atrações de diversos gêneros em unidades da Cidade Universitária

Além da programação artística e cultural extensa, o Festival Mais Cultura oferece ao público a oportunidade de ampliar os conhecimentos e habilidades por meio de oficinas, palestras e masterclasses. Serão mais de 20 atividades dessa natureza programadas entres os dias 23 e 27 de setembro.

A oficina e exposição Raio-X é uma das atividades que serão realizadas no dia 23. A partir das 14h, a programação propõe a produção de uma intervenção gráfica coletiva que reunirá autorretratos em escala natural dos participantes. Não requer conhecimentos prévios de desenho artístico, mas recomenda-se utilizar roupas velhas e escuras, já que a oficina utilizará materiais de desenho que podem manchar as roupas. O ministrante é Sergio de Moraes Bonilha Filho e o local é Laboratório de Desenho 2, no Bloco 8 do setor 1 da Cidade Universitária.

Festival Mais Cultura comemora 10 anos com programação gratuita na UFMS

Vivência em ritmos é a oficina coordenada pelo professor do Curso de Educação Física Marcelo Gonçalves Duarte, que será promovida a partir das 17h na sala multidisciplinar da Faculdade de Educação (Faed). Para participar, recomenda-se uso de roupas adequadas para prática esportiva. Ainda no dia 23, a partir das 17h30, será realizada a oficina Diálogo percussivo: um miniconcerto e aula sobre música cênica. No auditório Marçal de Souza Tupã-Y, próximo ao Corredor Central, Nath Calan vai realizar um mini concerto onde obras de música cênica serão performadas, seguido de exposição sobre o tema.

Festival Mais Cultura comemora 10 anos com programação gratuita na UFMS

No dia 24, estão programadas duas oficinas. A primeira é sobre Vivência em Pilates Solo, coordenada pelo professor Marcelo Gonçalves Duarte, e realizada na Academia Escola UFMS, às 8h. A segunda sobre Dança Siriri do Pantanal, às 18h, na sala multidisciplinar da Faed, tem como objetivo oferecer a prática da dança para formar novos atores e atuantes, dançarinos, pessoas capazes em repassar os saberes populares e folclóricos desta manifestação cultural em escolas, famílias e ciclo de convivência. Podem participar pessoas de todas as idades. Às 14h, o público pode conferir também uma palestra sobre Música como recurso de aprendizado – uma abordagem inclusiva, no auditório Marçal de Souza Tupã-Y, próximo ao Corredor Central.

A programação do dia 25 começa às 8h com a palestra sobre Educação ambiental no Museu de Arqueologia (Muarq) da UFMS, ministrada pela responsável técnica do Museu, Laura Roseli Pael Duarte. Em parceria com a Sala Verde UFMS, o Muarq está implementando ações educativas que visam integrar a educação ambiental com a preservação do patrimônio histórico e cultural. O objetivo é promover uma abordagem interdisciplinar para o ensino e a conscientização ambiental.

Às 13h15, no auditório Arquiteto Jurandir S. Nogueira, será abordada A gestão do patrimônio cultural de Campo Grande. A palestra será proferida por Joelma Arguelho e Vivianne de Freitas, coordenada por Maria Luiza Rodrigues e Laura Ueti.

Festival Mais Cultura comemora 10 anos com programação gratuita na UFMS

Às 14h, o músico Márcio de Camillo, o presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras Henrique Medeiros, o diretor Luiz André Cherubini e o jornalista Bosco Martins participam de uma mesa-redonda sobre Geraldo Rocca e seu legado. A atividade será realizada no auditório Professor Luis Felipe de Oliveira. Às 15 horas, na Sala Multidisciplinar da Faed, será realizada oficina sobre Corpo em movimento: a essência do ballet clássico, com Luana Arfux. Às 16h, o diretor Luiz André Cherubini fala sobre as funções de um diretor teatral. Cherubini tem 40 anos de experiência na função.  Além dele participam a atriz Andréia Freire e o músico Márcio de Camillo. Já às 16h30, no auditório Professor Luis Felipe de Oliveira, o público pode assistir ao vídeo sobre de apresentação de um móvel sustentável, destacando a beleza e a importância do aproveitamento de madeiras antigas e descartadas, transformando-as em um móvel lindo e decorativo. A atividade é coordenada por Samara Menin de Lemos e a discussão após a exibição será conduzida por Edileuza Maria Lima Jara e Miriam Aparecida Gavilan Jara.

No dia 26, a programação está repleta de atividades, começando bem cedo, às 7h15, no auditório Arquiteto Jurandir S. Nogueira, com a palestra Arquitetura, sentidos e significados: a importância da teoria na prática de projeto, por Cairo Okuda. Às 9h, Fernando Nascimento ministra um workshop sobre Criação coletiva: composição e movimento baseado no Dancep, na sala multidisciplinar da Faed. Os professores da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc) Umberto Marcos Balanaiuc e Geraldo Vicente Martins se juntam ao pró-reitor Marcelo Fernandes para falar sobre Aspectos da beleza na literatura e nas artes, às 10h, no auditório Professor Luis Felipe de Oliveira. Paralelamente, às 10h, o tema em discussão é A influência do patrimônio histórico restaurado na paisagem urbana, com a participação de Jussara Matias, Mauro Massi e Moreno Primieri, no auditório Arquiteto Jurandir S. Nogueira.

Às 10h15, está programada mesa-redonda sobre Arte e dança nas escolas, com participação de Nelly Stéfani Cano Viruez (Pestalozzi), Eder Fernando do Nascimento (Dancep) e mediação de Cláudio Gabriel da Silva da Conceição. As discussões serão realizadas no Auditório Marçal de Souza e terá como foco a importância do ensino de arte na educação especial e instrumento de inclusão social de pessoas com deficiência intelectual, apresentando a realidade das instituições de atendimento especializado.

Festival Mais Cultura comemora 10 anos com programação gratuita na UFMS

A oficina ministrada por Karen Freitas terá como tema Manifestações populares no ensino de arte e está programada para 13h30, no anfiteatro do Bloco 8. Às 16h, está agendada a mesa-redonda Da educação infantil ao Centro de Convivência da melhor idade – conhecendo a arte rupestre por meio da cerâmica, com a participação de Nara Simone Carneiro, Marcia Izabel de Souza, Higor Lopes, Maria Balbina, João Vitor Ferreira Lima e Cybele de Almeida Araújo.

Às 16h e às 17h, serão realizadas, na sala 2 do Prédio do Curso de Música, duas oficinas de musicalização para pais e filhos, por Vinicius Rocha, Ana Carolina Barboeno e Mariana Stocchero. Uma é direcionada a crianças com 1 a 3 anos e a outra com 4 a 6 anos. Às 18h, é a vez da oficina sobre Dança Siriri do Pantanal, na sala multidisciplinar da Faed, e às 20h30, será realizado o workshop de Técnica Vocal, com a professora e cantora lírica Edineide Dias, na sala 1 do Prédio do Curso de Música.

Encerrando a programação de palestras, oficinas e masterclasses, será exibido um curta-metragem sobre Colégio Osvaldo Cruz: nosso passado restaurado. A exibição está marcada para 14h, do dia 27, no auditório Arquiteto Jurandir S. Nogueira. Os interessados também poderão conferir de perto a “palestra cantada” Semana de 22 – uma retrospectiva Musical, no anfiteatro do Bloco 8, às 17h, com Guilherme da Silva Palácio Batista.

Feiras

Durante a semana, também estão previstas feira e exposições, entre elas a Feira Capivara, com produção e divulgação de trabalhos dos estudantes do Curso de Artes Visuais da Faalc, organizada pelo Grupo de Pesquisa Pensar o Desenho. A Feira será realizada em frente ao Complexo Multiuso 1, das 8h às 17h, entre 23 e 27 de setembro.

De terça-feira, 24, a quinta-feira, 26, no saguão do Teatro Glauce Rocha, tem a exposição Conceito e espaço de uma Universidade: projeto original do Teatro Glauce Rocha, UFMS. A mostra reúne desenhos do projeto original da unidade, feitos por Armênio Arakelian, com obras de edifícios e plano urbanístico da Cidade Universitária, refletindo a visão e o ideário da arquitetura moderna brutalista. A exposição oferece a oportunidade de vivenciar parte das questões fundamentais da arquitetura em um momento importante da história da urbanização moderna da região Centro-Oeste. A mostra é coordenada pela professora da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia Elaine Guaraldo.

Ainda na área da Arquitetura e do desenho, próximo ao auditório Arquiteto Jurandir S. Nogueira, será realizada a exposição Caderno Porangaba, coordenada pela estudante Laura Ueti Brustolin. A mostra reúne uma série de esboços feitos à mão que capturam edifícios e espaços urbanos por meio de traços rápidos e expressivos, utilizando técnicas como grafite e caneta.

Nos dias 26 e 27, o público poderá conferir também a exposição de produções em cerâmica do Grupo Mãos que Moldam, de Alcinópolis e do Programa Trilha Rupestre da UFMS, no anfiteatro do Bloco 8.

Programação nas unidades

Festival Mais Cultura comemora 10 anos com programação gratuita na UFMS

O Festival Mais Cultura vai alcançar vários outros espaços e unidades da Cidade Universitária. No dia 23, por exemplo, o grupo Mainumby de arte e balé fará apresentações de dança folclórica no Instituto Integrado de Saúde (Inisa), às 8h45 e às 15h; às 9h, no Bloco 8; às 10h30, no Complexo EaD e Escola de Extensão; às 11h e às 12h, no Restaurante Universitário; e às 16h30, na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. O grupo é da província Corrientes, considerada a capital do chamamé argentino.

Às 8h, a Escola de Administração e Negócios (Esan) recebe o cantor, escritor, compositor e educador musical sul-mato-grossense Heider Barbosa. A apresentação integra as atividades de comemoração dos dez anos da Esan. Às 14h30, o Coral da Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi) apresenta-se no Inisa. Às 10h, o auditório Professor Luis Felipe de Oliveira recebe concerto de violino e piano com Heitor Lotti e Mirian Suzuki.  Às 20h, será realizado o show de encerramento do 7º Festival de Chamamé, na Esan. Encerrando a programação do dia 23, às 21h, haverá um ensaio aberto da Banda Experimental da UFMS no auditório Professor Luis Felipe de Oliveira

Na terça-feira, às 7h30, o grupo Maturidança, da Universidade da Maturidade da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, apresenta-se no auditório 2 do Complexo Multiuso 1. O evento também integra a programação de dez anos da Esan. Às 8h, no Complexo EaD e Escola de Extensão, será realizada apresentação do instrumentista Gabriel Santos e uma mesa-redonda sobre ansiedade, que integra também a programação da campanha Eu Respeito e da Semana Estadual da Juventude. O grupo vocal CanteMus estará na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e nas demais pró-reitorias para apresentações, a partir das 16h, e para finalizar as apresentações do dia 24, o grupo Taiki estará no auditório 2 do Complexo Multiuso 1, às 18h30, como parte da programação de dez anos da Esan.

Festival Mais Cultura comemora 10 anos com programação gratuita na UFMS

A Banda do Centro Acadêmico de Economia da Esan abre a programação do dia 25, no auditório 2 do Complexo Multiuso 1. Às 9h, a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia recebe a banda Ecoar do Sesc. Neste mesmo dia, o Grupo Madrigal UFMS faz duas apresentações, sendo a primeira às 16h30, na Sala de Atos da Reitoria, e a segunda às 18h, na Biblioteca Central. Para encerrar as atividades nas unidades, neste dia, Rafael Demenek faz uma apresentação de voz e violão às 18h30, no auditório 2 do Complexo Multiuso 1.

No dia 26, as atividades começam às 7h30, no auditório 2 do Complexo Multiuso 1, com Élcio e Cia. O grupo vocal CanteMus realiza apresentações nas pró-reitorias de Assuntos Estudantis e de Extensão, Cultura e Esporte, além da Agência do Sicredi, a partir as 15h45h. Às 17h30, o Cineclube do Curso de Audiovisual realiza a exibição da animação O túmulo dos vagalumes de Isao Takahata, no auditório Marçal de Souza Tupã-Y. No auditório 2 do Complexo Multiuso 1, às 18h30, está programada a apresentação da Banda do Corpo de Bombeiros e, às 19h, no auditório Professor Luis Felipe de Oliveira, será a vez do duo de violão e piano Brucoli e Diniz.

Encerrando a programação do Festival Mais Cultura nas unidades, a projeto Coral Infanto-Juvenil da UFMS (PCIU) realiza apresentação no Complexo Multiuso 1 e na Faculdade de Educação, a partir das 20h30, do dia 27 de setembro.

18ª Primavera dos Museus

Neste ano, a 18ª edição da Primavera dos Museus passou a integrar o Festival Mais Cultura. O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), anualmente, no início da primavera, com o objetivo de intensificar a relação entre os museus e a sociedade, promovendo a valorização do patrimônio cultural brasileiro. Durante a Primavera dos Museus, muitas atividades são organizadas por instituições museológicas em todo o país, atraindo um público diversificado e incentivando a participação comunitária. Em Mato Grosso do Sul, parte das atividades será realizada no Museu de Arqueologia da UFMS (MuArq). Saiba mais sobre o evento aqui.

Saiba mais

Confiram mais informações sobre as atividades, bem como os links para efetuar as inscrições na página do evento: maiscultura.ufms.br. Todas as ações são gratuitas, porém algumas atividades têm número de participantes limitado, por isso, é necessário garantir a vaga com antecedência. O público pode ainda colaborar de forma voluntária levando um quilo de alimento não perecível. O total arrecadado será doado posteriormente a instituições beneficentes cadastradas na UFMS.

ENQUETE

MAIS LIDAS