José Henrique Marques –
O reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Laércio Carvalho, foi denunciado na Justiça Eleitoral por assédio contra servidores públicos e por promover festa para pedir votos ao candidato a prefeito Marçal Filho (PSDB) e ao candidato a vereador Professor Esmael (PSD).
A Folha de Dourados teve acesso a prints revelando que na noite de segunda-feira (23/09), Laércio Carvalho, por meio de grupo de WhatsApp nominado “Equipe Gestora 2024” (reitoria, pró-reitorias e diretorias) convocou uma reunião na sua casa com servidores da instituição para falar de política, pedindo voto e entregando adesivos de Marçal Filho e de seu colega de UEMS, Professor Esmael, que esteve presente na reunião/festa.
Em uma das mensagens, o reitor afirma: “Desmarquem tudo, lembrando que terminando o evento teremos em Dourados às 17:30 a reunião política lá em casa, e todos deverão estar também com as chefias”.
Reforçando o convite, Laércio Carvalho chega a afirmar que os servidores podem faltar em um evento na UEMS de Campo Grande para ficarem na reunião política em Dourados: “Pessoal quem for da câmara de RH pode optar por não ir no dia 23 para CG, pq a Câmara não será desmarcada”.
Em outra mensagem o reitor reforça o convite para as chefias e afirma que terá uma carreteirada (carreteiro).
Segundo fontes, a festa foi regada de frisante e chopp gratuitos com direito a uma banda animando a “reunião”.
A legislação eleitoral proíbe reuniões políticas com comida, bebida e banda e assédio eleitoral contra servidores.
A denúncia já foi protocolada junto a Justiça Eleitoral.