Dourados e, a rigor, a maioria dos municípios brasileiro, vive uma das campanhas eleitorais mais conectadas da sua história, com as redes sociais desempenhando um papel crucial na comunicação entre candidatos e eleitores.
Tanto é que as empresas gráficas não faturam como antigamente. Neste ano, mais de 50% das campanhas investem nas redes sociais.
Aproveitando a influência da internet, várias digitais influencers locais estão se mobilizando para apoiar a candidatura do ex-deputado e radialista Marçal Filho (PSDB) à prefeitura.
As blogueiras Giorgia Demaman, Deizi Moline, Yolanda e Yasmin Casadias, que juntas somam pouco mais de 700 mil seguidores, têm produzido conteúdos em suas redes sociais. As Influencers, fora do período eleitoral, trabalham em vários projetos na cidades fazem parcerias com lojas de roupas, supermercados, restaurantes e até jogos de pela internet.
Contudo, a produção eleitoral pode ser feita desde que não seja paga. Pela primeira vez, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proibiu o pagamento a influenciadores para a veiculação de propagandas de candidatos em suas redes.
Apesar dessa restrição, as influenciadoras podem manifestar seu apoio de forma voluntária, contribuindo para a divulgação gratuita da campanha.
Na reta final da corrida pela cadeira de prefeito de Dourados, vale acreditar que o carisma, beleza e alcance das influencers surtirá efeito para conquistar votos dos eleitores.