José Henrique Marques –
Há 15 dias, a Folha de Dourados recebeu, em off, o arquivo da 6ª pesquisa da Ranking Brasil Inteligência. Aquela que sabe-se lá por quê não foi publicada.
Como a Ranking divulgou na sexta-feira (27) a 7ª versão do cenário eleitoral em Dourados, à sua maneira, o jornal julgou por bem tornar pública a versão anterior para avaliação do leitor.
O documento publicado hoje (1) pela Folha, com exclusividade, trata-se daquele prometido e reprometido pela direção da empresa e divulgada pela metade – apenas a pesquisa de vereadores e ainda com erros crassos, com a duplicidade de dois nomes com índices diferentes.
Comparando a 6ª e 7ª pesquisas, chama também a atenção a melhora acentuada do índice do candidato do PSDB, Marçal Filho, e a piora do prefeito e candidato a reeleição Alan Guedes (PP), sem que nenhum fato novo tenha vindo à tona, no entremeio às acusações corriqueiras nos períodos eleitorais. Nos dois cenários, a vantagem do tucano é grande.
Por outro lado, outras quatro pesquisas sobre as eleições municipais em Dourados foram registradas no Tribunal Superior Eleitoral nos últimos três dias: a 8ª da Ranking, para ser publicada na quarta-feira (2), a 2ª da Nova Ibrape, na quinta-feira (3), a 2ª da Informa Comunicação e uma do Instituto Pinheiro, essas duas com resultado previsto para a véspera da eleição, no sábado (5).