fbpx

Desde 1968 - Ano 56

32.5 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioPolíticaPT conta com votos de Lula para eleger Tiago e conter o...

PT conta com votos de Lula para eleger Tiago e conter o bolsonarismo em Dourados

Juliel Batista

Com as trapalhadas de certos institutos de pesquisas nas eleições municipais em Dourados, levantando suspeitas de manipulação, e o que tem ouvido nas ruas do centro e da periferia da cidade, o candidato do PT à Prefeitura de Dourados, Tiago Botelho, está confiante no voto silencioso para vencer as eleições, assim como aconteceu com seu vice, Laerte Tetila, em 2000, que derrotou o candidato do establishment, o já poderoso empresário Murilo Zauith.

O jovem professor sabe que para surpreender os tais institutos e seus principais adversários, o ex-deputado Marçal Filho (PSDB) e o atual prefeito Alan Guedes (PP), precisará ir muito além dos também surpreendentes 21.708 votos (18,65%) que conquistou em 2022, em Dourados, quando disputou a Câmara Alta do Congresso Nacional com o mote o “Senador do Lula”.

O candidato e as principais lideranças do partido como os deputados Zeca do PT, Vander Loubet, Gleice Jane e o ex-deputado João Grandão, entre outros, têm a sabedoria política de que a campanha petista precisa sensibilizar o eleitorado progressista: o esforço para conter o avanço da extrema direita é perene.

“Zeca do PT, Vander Loubet, Gleice Jane e o ex-deputado João Grandão, entre outros, tÊm a sabedoria política “

A rigor, as eleições de 2026 começam logo após o final do segundo turno, em 27 de outubro, onde houver necessidade, não é o caso de Dourados, que ainda não tem 200 mil eleitores. O desfecho do novo embate entre esquerda e direita passa pela eleição dos novos prefeitos e vereadores.

Obviamente que a conjuntura atual é diferente, os candidatos são outros e a eleição municipal tem perspectiva mais personalista dos candidatos. É nesse sentido que o PT, tenta agregar à campanha em Dourados, duas figuras para elevar as chances de Tiago vencer o pleito: Tetila e Lula.

“PT, tenta agregar à campanha em Dourados, duas figuras para elevar as chances de Tiago vencer o pleito: Tetila e Lula”

Em 2004, em busca da reeleição, Tetila alcançou 53.208 eleitores ou 53,96% dos votos. Em 2022, o presidente Lula obteve 47.910 votos em Dourados – 37,16% dos eleitores douradenses.

Em que pese o ódio ao PT por defender a causa indígena, o apoio do agronegócio às pautas conservadoras e o tradicionalismo da população, o lulismo é forte em Dourados. Não há dúvidas.

Se Tiago conquistar os votos desses progressistas estará eleito. Vejamos: nas últimas 4 eleições para a Prefeitura de Dourados, os vitoriosos arregimentaram 42,38%; 62,43%; 39,82% e 33,09% (Alan Guedes). Para isso, a campanha de Tiago Botelho vem apostando na busca de votos dos eleitores indefinidos e de lulistas, não necessariamente petistas. É estatística!

“campanha de Tiago aposta na busca de votos dos eleitores indefinidos e de lulistas, não necessariamente petistas”

Essa estratégia está implícita na propaganda política da campanha petista e nas falas nos debates até aqui realizados, Tiago, a todo o momento, cita os nomes de Tetila e de Lula, lembrando o que ambos [com a ajuda de Zeca, Vander e João Grandão realizaram em Dourados] como a UFGD, HU, SAMU, casas populares, programas sociais, enfim.

E Lula está na campanha: “Estamos colocando o Brasil na direção de um futuro melhor para todos. Agora é hora de votar em quem vai nos ajudar a colocar a cidade no rumo certo e, em Dourados, vote Tiago Botelho”. Essa é a mensagem gravada pelo presidente para o horário eleitoral que se encerra nesta quinta-feira (3).

lula: “Agora é hora de votar em quem vai nos ajudar a colocar a cidade no rumo certo e, em Dourados, vote Tiago Botelho”

Se a estratégia logrará êxito, somente as urnas revelarão no final da tarde do próximo domingo. Pelo sim, pelo não, na atual conjuntura é a melhor estratégia para o PT de Dourados retornar à Prefeitura e, mais uma vez, conquistar quatro cadeiras na Câmara Municipal.

ENQUETE

MAIS LIDAS