fbpx

Desde 1968 - Ano 56

34.9 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioPolítica'Seu voto em uma vereadora pode mudar a cidade', por Myla Meneses

‘Seu voto em uma vereadora pode mudar a cidade’, por Myla Meneses

Myla Meneses é professora –

Eleger mulheres significa passar a ter um olhar de gênero sobre todas as pautas – não apenas aquelas voltadas exclusivamente para mulheres. Independente de quais forem suas convicções políticas, existe uma candidata que se alinhará a elas. Tenho certeza!
Você sabia, que 52,2% dos votos no Brasil são de mulheres, mas apenas 13,5% das mulheres são vereadoras. 

Os últimos acontecimentos políticos nos ensinaram como é preciso votar com mais responsabilidade nos cargos do legislativo, neste caso vereadoras. Então agora que as eleições municipais estão chegando, é preciso cuidado para decidir em quem votar, não só para a prefeitura, mas também para a câmara municipal.

Ter mulheres na política é importante por vários motivos.  Primeiro pela necessidade de corrigir uma desigualdade histórica na representatividade das mulheres nos espaços de poder. Isso significa também mudar a maneira como o imaginário comum coloca a mulher como pertencente aos espaços domésticos e os homens na política.

Precisamos pensar o recorte de gênero em todas as politicas públicas, não só aquelas mais conhecidas da pauta feminista.

Queremos o recorte de gênero na moradia, na acessibilidade, na segurança,saúde e na educação, em todas as pautas. “O recorte de gênero faz diferença”. Acredite! Como por exemplo,  um projeto urbano de iluminação de ruas. Pois as Mulheres entendem a necessidade de uma iluminação mais intensa para criar um ambiente que iniba estupros, uma necessidade que homens podem ignorar.

Mas precisamos chamar atenção pra um detalhe, que não basta que a candidata seja mulher, é preciso que ela esteja alinhada com as pautas que você considera importantes. “Temos que votar em mulheres que tenham representatividade e expressão nas pautas das mulheres.”

Busque de candidatas focadas nas questões de direitos humanos, minorias, meio ambiente, sustentabilidade, de gênero, e LGBTT entre outras.

Escolha quem nos Representa!

Além das propostas, vale também conferir quem são os aliados da sua candidata e seu passado, para conhecer seu histórico (não só político, já que muitas ainda estão começando na política). Assim você garante votar em alguém que de fato representa aquilo em que acredita e não em alguém que apenas usou os temas que importam durante a campanha. O seu voto é muito importante!









ENQUETE

MAIS LIDAS