fbpx

Desde 1968 - Ano 56

33.8 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioEducaçãoFestival do IFMS reúne desenvolvedores de jogos digitais em Dourados

Festival do IFMS reúne desenvolvedores de jogos digitais em Dourados

Com entrada gratuita, visitantes podem experimentar jogos desenvolvidos por estudantes do IFMS. Confira a programação!

O Campus Dourados do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realiza nesta quarta e quinta-feira, 3 e 4, o Festival Gametiva, com artistas e desenvolvedores de jogos digitais. Os visitantes podem experimentar 12 jogos, a maioria desenvolvida por estudantes do curso superior de tecnologia em Jogos Digitais da instituição.

Além da exposição de jogos desenvolvidos em Mato Grosso do Sul, o festival permite a interação com desenvolvedores em sessões de perguntas e respostas, e tem ainda distribuição de brindes e espaço dedicado a artistas regionais.

O evento é realizado no Campus Dourados (Rua Filinto Müller, 1.790, Jardim Canaã I), das 13h às 17h e das 19h às 22h. A entrada é gratuita e aberta ao público de todas as idades. Não há necessidade de fazer inscrição.

Start no IFMS – Sete games do IFMS apresentados no Gametiva foram desenvolvidos por estudantes do curso de Jogos Digitais do IFMS no GameLab, um laboratório de desenvolvimento de jogos do Campus Dourados.

“O GameLab permite que nossos estudantes desenvolvam desde o enredo e a modelagem até a programação final dos jogos, muitos dos quais são frutos de parcerias com órgãos públicos e projetos de iniciação científica”, explica o docente.

Rodrigo Devigo, coordenador do curso, ressalta que o laboratório é fundamental no processo de criação dos jogos.

“O GameLab permite que nossos estudantes desenvolvam desde o enredo e a modelagem até a programação final dos jogos, muitos dos quais são frutos de parcerias com órgãos públicos e projetos de iniciação científica”, explica.

Um dos jogos que está no festival é o ‘Pantanal Hero’, no qual uma capivara heroína se rebela contra lenhadores e caçadores no Pantanal. O game é resultado de um projeto de iniciação científica.

Os visitantes também podem conhecer o ‘Eu no trânsito’, criado conjuntamente com a Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Dourados como uma ação educativa; e o ‘Desafio zero dengue e zere o foco’, que tem o apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para ensinar as crianças a identificar e eliminar focos do mosquito da dengue.

👾🎮🕹️ Veja a lista completa de games do IFMS no evento:

JogoDescrição
Eu no trânsitoO objetivo é encontrar infrações de trânsito dentro de várias cenas situadas na cidade de Dourados.
Escola das letrasImagens de objetos devem ser soletrados por clique ou pelo teclado.
Expresso pantanalO trem deve resolver operações básicas com dois operadores.
GeopuzzleO jogador deve construir a saída da dimensão em que o Ismael foi transportado.
Pantanal heroE se uma capivara rebela-se contra os lenhadores e caçadores do pantanal?
Equação astralColete os asteroides enquanto soluciona contas matemáticas, mas cuidado para não ser roubado pelos alienígenas.
Desafio zero dengue e zere o focoAjude a comunidade eliminando focos do mosquito da dengue e recicle os materiais no centro de coleta.

Game on – O curso de Jogos Digitais do IFMS forma desenvolvedores de jogos, e muitos deles já atuam em empresas ou elaboram projetos autônomos antes mesmo de se formar.

“A ideia de trabalhar com o que sempre gostei, fazendo jogos, me deixou empolgado. Hoje, faço estágio em um projeto que me dá uma boa ideia do mercado e, ao mesmo tempo, fui chamado para um projeto que pode ter financiamento do governo. Se der certo, sairei da faculdade já empregado”, compartilha o estudante de Jogos Digitais, Eduardo Tonelli.

É o caso de Eduardo Tonelli, estudante do 5º semestre, que saiu do interior de São Paulo para estudar em Dourados.

“Eu estava prestes a entrar em um curso de biologia sem muita certeza do que queria para o meu futuro. Então descobri o curso de Jogos Digitais do IFMS e resolvi me arriscar. A ideia de trabalhar com o que sempre gostei, fazendo jogos, me deixou empolgado. Hoje, faço estágio em um projeto que me dá uma boa ideia do mercado e, ao mesmo tempo, fui chamado para um projeto pessoal que será inscrito em um programa de financiamento do governo. Se der certo, sairei da faculdade já empregado”, compartilha.

O coordenador do curso destaca os vários caminhos abertos pela graduação.

“Hoje temos seis empresas em Mato Grosso do Sul que trabalham com desenvolvimento de jogos. Mas o curso também capacita os estudantes a buscar financiamentos por meio de editais e até a abrir sua própria empresa. Alguns já estão atuando na área ou abrindo empresas”, explica Devigo.

  • Festival do IFMS reúne desenvolvedores de jogos digitais em DouradosGameLab é o laboratório do IFMS onde os jogos são desenvolvidos – Foto: Arquivo Pessoal
  • Festival do IFMS reúne desenvolvedores de jogos digitais em DouradosEduardo Tonelli, no 5º semestre de Jogos Digitais, já atua na área- Foto: Arquivo Pessoal

GameLab – Construído com recursos da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado (Fundect), via Edital IFStudio, o GameLab é um local para os estudantes do IFMS colocarem em prática ideias autorais e projetos em parceria com a comunidade.

No espaço já foram desenvolvidos cinco jogos em parceria com o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), que funciona no Campus Dourados, e com o Ministério das Comunicações (MCOM), além de quatro protótipos com recursos repassados pela Fundect.

Devigo explica que em 2023 o curso de Jogos Digitais do IFMS foi avaliado com conceito 5 pelo Ministério da Educação (MEC) e que o GameLab contribuiu para isso.

“Esse espaço é fundamental para o aprendizado dos nossos alunos, pois permite que eles experimentem e desenvolvam todas as etapas de um jogo digital, desde a concepção inicial até o produto final”, destaca.

Segundo o professor, os jogos prontos estão sendo disponibilizados em escolas municipais de Dourados. A previsão é que os outros sejam distribuídos por meio de uma plataforma virtual.

ENQUETE

MAIS LIDAS