fbpx

Desde 1968 - Ano 56

32.6 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioEstadoMS: primeira residência agrária do Brasil é realidade na Agricultura Familiar

MS: primeira residência agrária do Brasil é realidade na Agricultura Familiar

Governo de MS lança edital que destina R$ 5,4 milhões para estimular profissionais recém-formados a atuar na agricultura familiar.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC), por meio da Secretaria Executiva de Agricultura Familiar de Povos Originários e Comunidades Tradicionais (SEAF) e da Fundação de Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), lançou hoje, 4 de outubro de 2024, o edital para seleção de profissionais da área de ciências agrárias e afins. O Programa Estadual de Residência Agrária em Agricultura Familiar é uma iniciativa importante que visa reposicionar a extensão rural no novo papel que desempenhará para a agricultura familiar em nosso estado.

Todo esse trabalho que está sendo realizado pela SEMADESC, em parceria com a Secretaria Executiva de Agricultura Familiar e a Fundect, teve início com o primeiro edital de extensão tecnológica, que selecionou 91 projetos e repassou aos pesquisadores extensionistas cerca de R$ 7.100.000. Durante todo o ano de 2025, esses projetos serão executados em diversas localidades onde estão os agricultores familiares do nosso estado, nos nove polos da agricultura familiar.

Com a publicação do Edital de Residência Agrária, concluímos um ciclo pensado estrategicamente para valorizar a extensão, a assistência técnica e a extensão rural aqui em Mato Grosso do Sul. É importante frisar que este é o primeiro programa de residência agrária do país, especificamente voltado para atender à agricultura familiar. O programa consiste em inserir profissionais das áreas de ciências agrárias e afins na realidade da agricultura familiar. Selecionaremos 40 profissionais que irão aplicar sua formação de forma prática.

Todas as universidades públicas, além das duas particulares, UCDB e Uniderp, também participarão, permitindo a incorporação dos egressos dessas instituições. Profissionais formados nos últimos cinco anos poderão concorrer e, com certeza, irão contribuir significativamente para a melhoria da qualidade e do potencial de atendimento aos agricultores familiares.

Esses profissionais ficarão sediados nos escritórios da AGRAER nos municípios ou nas parcerias que a Secretaria de Agricultura Familiar (SEAF), junto com a SEMADESC, estabelecerá com outros parceiros que atuam junto aos agricultores familiares do nosso estado.

ENQUETE

MAIS LIDAS