fbpx

Desde 1968 - Ano 56

23.8 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioBrasilVice de Nunes, coronel Mello Araújo foi investigado por homicídio na Polícia...

Vice de Nunes, coronel Mello Araújo foi investigado por homicídio na Polícia Militar

coronel Ricardo Mello Araújo, vice na chapa com o prefeito de São Paulo e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), foi investigado ao menos oito vezes por homicídio enquanto atuava na Polícia Militar.

A campanha do prefeito diz que todos os casos foram arquivados pela Justiça ainda nas fases de investigação e defendeu o candidato a vice.

Mello Araújo foi comandante da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) e, em 2020, foi nomeado diretor-presidente da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL). Para as eleições municipais de 2024, o ex-mandatário indicou o coronel para ser vice de Nunes.

Entre os anos de 1992 e 2006, Mello Araújo respondeu a oito IPMs (Inquéritos Policiais Militares) pelo artigo 205 do Código Penal Militar, que trata de homicídio simples e possui pena de reclusão de seis a 20 anos. Antes de remeter as apurações à Justiça Militar Estadual, a corporação concluiu que houve indícios de “possível existência de crime militar”.

A Justiça Militar afirmou que os três primeiros processos contra Mello Araújo foram arquivados e os outros cinco, remetidos ao Tribunal do Júri, na Justiça comum, entre os anos de 2002 e 2007. Não foi possível saber detalhes sobre as supostas vítimas e as circunstâncias em que teriam ocorrido os crimes.

Questionada, a campanha de Nunes negou as investigações contra o vice, e destacou que “todas as ocorrências de que o coronel Mello Araújo participou quando estava na PM foram consideradas corretas e não motivaram a abertura de nenhum processo judicial”.

*Com informações do Estadão Conteúdo 

ENQUETE

MAIS LIDAS