Juliel Batista –
Fundado no dia 20 de outubro de 1979, o Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Dourados, realizou na manhã desta sexta-feira (18), um evento para comemorar os 45 anos da entidade. Com autoridades públicas e ex-dirigentes históricos, a celebração feita hoje, apontou para a contínua luta dos trabalhadores do ramo bancário.
O sindicato que serviu como exemplo para muitas categorias, atualmente é formado por 13 municípios, sendo: Dourados, Fátima do Sul, Vicentina, Jateí, Caarapó, Juti, Glória de Dourados, Deodápolis, Itaporã, Douradina, Rio Brilhante, Maracaju e Nova Alvorada do Sul.
Durante toda a trajetória do sindicato, muitas lideranças políticas foram consolidadas, destacando-se o vereador Elias Ishy e o ex-deputado federal João Grandão, ambos do PT. A história de lutas e conquistas, inspirou inúmeras categorias, que estiveram presentes nesta sexta-feira, na sede da entidade, que reforçaram a importância que o Sindicato dos Bancários tem na luta dos trabalhadores em Dourados e região.
Atualmente a categoria é presidida por Janes Estigarribia, que ressaltou o quanto o sindicato é símbolo durante toda a história dos trabalhadores da cidade. O presidente, ainda pontuou que a atual conjuntura social, econômica e tecnológica, são desafios que a categoria precisa enfrentar, mas que a força dos trabalhadores é a única que pode sustentar os direitos adquiridos, e a conquistas de outras.
Elias Ishy e João Grandão salientaram para a importância da consolidação do Sindicato na vida política deles. Ambos que já foram dirigentes históricos da entidade (João Grandão, atualmente voltou para a diretoria do sindicato), pontuaram que a luta sindical, deu força para que eles pudessem em seus respectivos cargos, lutar para os trabalhadores em geral, e que apesar dos momentos complexos na qual a sociedade brasileira vem vivendo, somente a luta e a conscientização, através de uma ideologia que pense nos trabalhadores (as), é que se pode transformar a sociedade para melhor.
Além dos dois, estiveram presentes no evento, a Presidente do Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região, Neide Rodrigues; o presidente do Sindicato dos Bancários de Ponta Porã e Região, Marcelo Henrique; o gabinete da deputada estadual, Gleice Jane; o reitor da UFGD, Jones Dari Goettert; e o representante do Comitê Regional de Defesa Popular, Ataulfo Stein.
Entre os homenageados, ex-dirigentes históricos da entidade. Alcides Olarte, presidente entre 1980 a 1981; Antônio Fonseca, presidente entre 1981 a 1983; Neidival Pegorari, presidente de 1987 a 1988; Lourival Pegorari, presidente entre 1986 a 1989; e Arino Braga, presidente entre 1989 a 1992, e de 1992 a 1995; João Batista dos Santos, presidente entre 1995 a 1996; Elairton Paulo Ghelen, presidente de 1998 a 2001; Joacir Rodrigues, presidente de 1999 a 2001, de 2001 a 2004, e de 2007 a 2010; João Alfeu, presidente entre 2004 a 2007; Raul Lidio Verão, presidente entre 2010 a 2013; Janes Estigarribia, presidente de 2013 a 2016 e atual dirigente; e Ronaldo Ferreira, presidente entre 2016 a 2020; Carlos Alberto Longo (2020-2024).
Já as entidades presentes no evento de 45 anos do Sindicato estavam o representante do Conselho Municipal de Saúde; o representante do deputado estadual, Zeca do PT; a representante do deputado estadual, Pedro Kemp; SIMTED; SINTEF; SINPAF; ADUF; Sindicato dos Correios (Adriano Carteiro); Sindicato dos Vigilantes (Antônio Goes); Sindicato dos Comerciários (Pedro Lima); SINASEF (Aroldo Carega); CUT/MS (Laudelino Vieira); e o MST (Renata Oliveira).