fbpx

Desde 1968 - Ano 56

28.3 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioColunistaAbrão Razuk: 'Técnica de recurso cível'

Abrão Razuk: ‘Técnica de recurso cível’

Abrão Razuk – Advogado, ex-juiz de direito, ex-membro do TRE/MS por quatro mandatos, membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, cadeira nº 18, e duas vezes vice-presidente.

O interessado deve interpretar qual foi a natureza jurídica do ato judicial praticado pelo magistrado.

Se for mera decisão interlocutória cabe o recurso de Agravo de Instrumento;

Se for decisão judicial de mérito é cabível Apelação e se for despacho de mero expediente incabível recurso, só como exceção.

Cujo ato judicial trouxer prejuízo irreparável para a parte via do remédio constitucional chamado de “Mandado de Segurança“.

Mérito ao Professor Alfredo Buzaid que comandou a Reforma do Código de Processo Civil de 1973 escudado no Processo Civil. Italiano cujo sistema processual civil é avançado mormente pela doutrina do grande jurista italiano Giuseppe Chiovenda.

O CPC de 2015 fruto da Lei n. 13.105 de 16 de março de 2015 aperfeiçoou o sistema processual civil ,mantendo- se a essência do Código Buzaid.

Para o mestre italiano aqui referendado pontificava:

“ Processo é instrumento de realização de Justiça. Como lembrança histórica o vetusto Codigo de Processo Civil de 1939 na parte recursal mereceu profunda reforma pois trazia muita imperfeição na interposição de recurso gerando morosidade na entrega da decisão judicial dai o surgimento do princípio da fungibilidade como paliativo e aproveitamento possível do recurso interposto no caso concreto Em nome da aproveitabilidade recursal
A fim de justiçar as partes “dando a cada um o que é seu”.

Processo é instrumento de realização de Justiça teoria do mestre Chiovenda adotada pelos
Juristas do CPC de 1973 Liderado pelo ex ministro e professor de direito da USP Alfredo Buzaid.

Breve enfoque sobre recurso cível pelo advogado e ex juiz de direito e professor da atual UCDB.

Campo-Grande MS, 21/10/24.

ENQUETE

MAIS LIDAS