Durante ações da Operação Piracema, policiais militares ambientais da 2ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (2° BPMA) realizaram a apreensão de uma pistola calibre 9×19 NATO e prenderam um homem por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. A ocorrência foi registrada na Avenida Beverly Hills, em Naviraí, após denúncias de disparos em via pública, na noite de sábado (23).
Enquanto retornavam à sede da 2ª Companhia, os policiais ambientais ouviram pela rádio comunicados do 12º Batalhão de Polícia Militar (12° BPM) sobre um veículo suspeito, que teria sido usado para realizar os disparos. A guarnição imediatamente deslocou em apoio às viaturas de área e localizou o veículo na Avenida Rodeo Drive.
Após breve acompanhamento tático, o carro foi abordado na Rua Alameda dos Ipês. Durante a abordagem, foi constatado que o condutor portava uma pistola de fabricação israelense, marca Emtan, modelo Ramon, calibre 9×19 NATO, escondida no cinto de sua calça, encoberta pela camiseta. A arma estava sem munições, e os números de série apresentavam sinais de abrasão, sugerindo que haviam sido raspados.
O suspeito não apresentou registro ou porte legal da arma de fogo e negou ter realizado os disparos denunciados. A arma, juntamente com o carregador, foi apreendida, e o homem foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Naviraí para os procedimentos legais. O veículo, que apresentava pendências de licenciamento, foi recolhido ao pátio do Detran.
O autor foi autuado em flagrante e permanece preso, aguardando decisão judicial sobre a possibilidade de responder ao processo em liberdade.