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Revitalizados, painéis da Arara-Vermelha e Papagaio são um presente para Dourados

Segundo maior município de Mato Grosso do Sul, Dourados celebra seus 89 anos no dia 20 de dezembro. Porém, um dos presentes chegou mais cedo para a cidade de quase 244 mil habitantes, segundo o Censo 2022. A revitalização dos painéis da Arara Vermelha e Papagaio, localizados na região central, leva novas cores e ainda mais beleza à simpática cidade.

As obras de autoria do artista plástico Cleir, foram inauguradas no ano 2000 e desde então, já passaram por revitalização anterior, em 2016. Assim como a revitalização anterior, a de 2024 é uma iniciativa do Sicredi Centro-Sul MS/BA, em alusão aos 35 anos da cooperativa. “O Sicredi é sempre um grande aliado e fomentador da arte e da cultura. Esse olhar sensível faz toda a diferença e inspira outras empresas a agir dessa forma, valorizando sua identidade”, afirma Cleir.

Localizadas no Edifício Adelina Rigotti– primeiro prédio comercial de Dourados, inaugurado em 1977, as obras acabaram se tornando referência na cidade e rapidamente o edifício passou a ser conhecido como ‘Prédio das Araras’, devido a beleza das pinturas que após a revitalização, colaboram ainda mais para a manutenção da identidade cultural da cidade, como explica o presidente da cooperativa, Paulo Roberto Neves. “Este ano completamos 35 anos e promovemos uma série de ações e festividades e um deles foi a revitalização do Prédio das Araras, com o intuito de que o douradense se reconheça por meio deste importante patrimônio da cidade. O Sicredi tem interesse pela comunidade e investe na cultura, educação e na preservação da identidade sociocultural. Apoiar a arte está em nosso DNA e esta ação veio como um presente para nossa cidade”, relata Neves.

Revitalizados, painéis da Arara-Vermelha e Papagaio são um presente para Dourados

A tradição e o novo olhar – As empenas medem 27 X 26 metros e para revitalizá-las, Cleir utilizou as mesmas técnicas e material da confecção das obras, há quase 24 anos atrás. Contudo, a experiência do artista que tem trabalhos espalhados por todo Mato Grosso do Sul e Paraná, fez com que alguns detalhes fossem adicionados. 

Outro fator foi a participação de uma talentosa fã do artista, que cresceu admirando o ‘Prédio das Araras’.  Aos 22 anos, Nathalya Escobar é grafiteira na cidade e procurou Cleir para demonstrar sua admiração e acabou ganhando a oportunidade de um aprendizado único. “Um dia estava numa feira e a Nathalya apareceu, dizendo que era minha fã e que desde criança pedia para sua mãe a levar para ver as pinturas. Como uma jovem interessada e promissora a chamei para trabalhar junto nessa empreitada e unimos as visões e propostas para esse trabalho”, conta o artista.

Ainda segundo Cleir, o douradense o recebeu de braços abertos e a cidade, que foi sua morada durante a obra de revitalização e demonstrou a intensidade da valorização cultural. “Tive a oportunidade de conviver com os douradenses, fui a feiras de arte, eventos e senti a demonstração do quanto eles se sentiram valorizados. Essa é a grande importância do resgate cultural, ele mantém viva a identidade do povo”, finaliza. 

Além dos painéis do ‘Prédio das Araras’, em Dourados, Cleir é autor da obra Monumento Deusa da Justiça – Themis, inaugurada em 2012. A escultura tem 4,5m de altura e está localizada em frente ao Fórum da cidade.

Revitalizados, painéis da Arara-Vermelha e Papagaio são um presente para Dourados

Sobre o artista – Com mais de 35 anos de carreira e obras em Mato Grosso do Sul (entre esculturas e painéis) em Campo Grande, Bonito, Corumbá, Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã, Rio Verde de Mato Grosso, Bodoquena, Aquidauana, Ladário e Bataguassu, Cleir ama abordar a fauna regional.

No Estado, destacam-se obras como: Monumento Pantanal Sul (Tuiuiús do Aeroporto), em Campo Grande; Monumento do Sobá, em Campo Grande; Praça das Araras, também na Capital; Deusa da Justiça, em Campo Grande; Monumento Vale das Águas, em Bodoquena; Garça Branca, em Rio Verde; Índia Terena, em Aquidauana; Escultura Dourado, em Ladário; Monumento Tucunarés, em Bataguassu; Monumento das Piraputangas, em Bonito; Museu de Bataguassu; painéis da Arara Vermelha e Papagaio Verdadeiro, localizados há mais de 20 anos no Edifício 26 de Agosto, em Campo Grande e restaurados em 2019 pelo artista; Projeto Capivara Urbana, entre várias obras particulares, painéis e esculturas.

O artista também possui trabalho relevante na cidade paranaense de Arapongas, município com o maior número de obras de Cleir em sua carreira, totalizando 13 em uma única cidade.

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