fbpx

Desde 1968 - Ano 56

28.6 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioSaúdeLançado painel com dados de saúde dos cidadãos na atenção primária do...

Lançado painel com dados de saúde dos cidadãos na atenção primária do SUS

Ferramenta, criada pelo Ministério da Saúde, é voltada a profissionais de saúde e de gestão. Ela reúne informações sociodemográficas, cadastrais e de pacientes com diabetes e hipertensão de forma setorializada

Para facilitar o dia a dia de trabalho da Unidade Básica de Saúde (UBS) e melhorar a assistência aos cidadãos, o Ministério da Saúde lançou, nesta quinta-feira (19), o Painel e-SUS APS . A nova ferramenta aperfeiçoará o monitoramento de dados populacionais e de saúde na atenção primária, o acompanhamento de indicadores, a gestão do cuidado e a indução de boas práticas, impactando, consequentemente, o atendimento aos usuários.

“O painel é uma ferramenta estratégica bastante aguardada pelos estados e municípios, pois proporciona uma visão abrangente e atualizada, praticamente em tempo real, dos dados, facilitando a compreensão das condições e das necessidades do território e de cada indivíduo”, anunciou o secretário de Atenção Primária à Saúde , Felipe Proenço, durante a apresentação do software na reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) , hoje, em Brasília.

Ele ainda lembrou que o painel, além de  fortalecer a Estratégia Saúde da Família (ESF) , contribui para que os gestores monitorem dados do componente de vínculo e acompanhamento, referentes ao novo financiamento federal para a atenção primária, cujos critérios de pagamento também foram apresentados na CIT. “Profissionais de saúde e gestores terão acesso aos dados por município, por equipe de saúde e por indivíduo, contribuindo para o planejamento de ações assertivas e para o acompanhamento integral e longitudinal das pessoas cadastradas”, explicou.

software , desenvolvido em parceria com a Fiocruz, é gratuito e diretamente integrado à base de dados local do sistema e-SUS APS. Antes do lançamento, o painel foi testado pelos municípios-piloto na estratégia e apresentou bons resultados naqueles com até 500 mil habitantes.

Agora, a versão Beta foi disponibilizada para todo o Brasil, permitindo que os profissionais testem e explorem as funcionalidades. As atualizações e melhorias serão baseadas no uso e nas contribuições das gestões municipais, para que a ferramenta seja ajustada conforme necessidades específicas. Além disso, o canal de suporte do e-SUS APS continua disponível para tirar dúvidas e atender às demandas dos municípios

Como funciona?

Uma parte do painel é focada em dados sociodemográficos, que mostram os cidadãos cadastrados nas zonas urbana e rural, além da pirâmide etária e de gênero. A outra parte apresenta painéis temáticos, começando pela situação cadastral. É possível visualizar o total de cadastros na unidade de saúde, a porcentagem daqueles que estão atualizados, como foi feito esse cadastro etc.

Também estão disponíveis, inicialmente, os painéis temáticos de diabetes e de hipertensão, em que os profissionais de saúde conseguem acessar os dados de pessoas cadastradas com essas condições crônicas por faixa etária e gênero, número de atendimentos e exames por cidadão no último ano, frequência de complicações (como AVC e doença renal), entre outras informações. A ferramenta ainda será atualizada com mais funções e novos painéis temáticos para atender às principais demandas dos municípios.

O coordenador-geral de Inovação e Aceleração Digital da Atenção Primária, Rodrigo Gaete, lembrou que o lançamento do painel só foi possível devido a um importante trabalho prévio de informatização das UBSs pelo Brasil.

“Hoje, o Prontuário Eletrônico do Cidadão, que integra o e-SUS APS, está implantado em mais de 4 mil municípios. Ter um painel de informações para a gestão do cuidado no território, integrado ao prontuário, traz benefícios para os trabalhadores da rede, que passam a contar com um processo de trabalho mais ágil, conectado e inovador, e para a população, que poderá receber um atendimento com maior qualidade e em tempo oportuno”, concluiu.

Para explicar detalhadamente as funcionalidades do Painel e-SUS APS, a coordenação do Ministério da Saúde realizará, nesta sexta-feira (20), um webinário no canal do DataSUS no YouTube, às 15h30.

Assista ao webinário sobre o novo painel

Como acessar?

Para baixar o arquivo de instalação do painel, acesse o site do e-SUS APS Clique no menu superior do site, localizado à direita, no botão “Painel e-SUS APS”, para o download . É importante frisar que deve ser usada a mesma senha de acesso do prontuário eletrônico. Mais orientações para o uso do painel serão disponibilizadas em breve no Manual e-SUS APS.

ENQUETE

MAIS LIDAS