Manoel Afonso –
“Senado e Câmara: o nível através do tempo”
‘HASHIOKA’: Especialista na área, o deputado fez críticas na recente audiência pública na capital sobre a repactuação da concessão da Br-163 para a CCR MSVia. Essa empresa gigante que opera outras rodovias e aeroportos tem influência sobre o TCU e a Agência Nacional de Transportes terrestres. Após 11 anos a situação mudou para pior.
VEJA BEM: O contrato leonino de concessão até que na época encheu a população de esperança. Como se diz: “pior do que estava não poderia ficar”. Culpando a imaginária crise a concessionária não cumpriu o avençado e ainda elevou os valores das tarifas dos pedágios. Nossos representantes se esforçam, mas no Brasil o jogo é de cartas marcadas.
‘SANTA E CULTA’: Com 64% dos pesquisados declarando-se leitores habituais de livros, Santa Cataria está acima da média nacional de 47%. É que o acesso à internet relaxou a população mundial, que prefere notícias sintetizadas acionando o celular. A tendência a curto prazo é que as bibliotecas e livrarias se tornem absoletas ou raras.
COMPARANDO. (Senadores de1979-83): Paulo Brossard, Franco Montoro, Pedro Simon, José Richa, José Fragelli, Nelson Carneiro, José Petrônio Portela, Tancredo Neves, José Sarney, Itamar Franco, Arnon de Mello, Pedro Pedrossian, Gastão Muller, Murilo Badaró, Cesar Cals, Lomanto Junior, Benedito Canelas, Saldanha Derzi. (Oito ex-governadores)
FRANCAMENTE: Na mídia, a notícia que o Ministério Público Estadual participa da cruzada contra a PEC 45/2024 para acabar com os supersalários. O pessoal não brinca e faz lobby no Congresso Nacional. A iniciativa é uma ação de quem não quer perder os privilégios. Como se vê, nem sempre o discurso coincide com a pratica.
DO LEITOR: “Mais um ano. Conferindo a produção legislativa em todos os níveis, conclui-se primeira vista de que estamos no caminho certo. Mas indo fundo no mérito das novas leis, percebe-se que não é bem assim. A maioria das proposições podem ser comparadas as ’bolhas de sabão’ – sem serventia. E quem paga caro por elas?
COMPARE. Senadores de 2003 a 2007: Hélio Costa, Arthur Virgílio, Jefferson Peres, Luiz Estevão, Gerson Camata, Cristovam Buarque, Maguito Vilela, Demostenes Torres, Magno Malta, Roseane Sarney, Ney Suassuna, Marco Maciel, Álvaro Dias, Roberto Saturnino, Jorge Bornhausen, Romeu Tuma. Delcídio do Amaral, Teotônio V. Filho, Tasso Jereissati, Eduardo Azeredo. (Onze ex-governadores.)
TRIBUNAL DE CONTAS: O bom senso imperou com a eleição da nova mesa diretora. Muito bom. O Conselheiro Flávio Kayatt, guindado à presidência da Corte, o Conselheiro Jerson Domingos na vice-presidencia – e o Conselheiro Marcio Marcio Monteiro como Corregedor Geral garantem paz e trabalho no biênio 2025-206.
JÚLIO CAMPOS: O poder é uma vitamina e tanto. Aos 78 anos é deputado estadual no Mato Grosso. Antes fora governador, senador, deputado federal por 3 mandatos, prefeito de Várzea Grande e Conselheiro aposentado do Tribunal de Contas. Detalhe: Em 2017 Julinho foi submetido a transplante de fígado em Fortaleza, acometido de cirrose hepática.
20 DEPUTADOS FEDERAIS: (1979-1983) Ulysses Guimarães, Divaldo Suruagi, Paes de Andrade, José de Assis, Ademar Santillo, Edson Lobão, Júlio Campos, Levy Dias, Walter de Castro, Hélio Garcia, Ibraim Abi Ackel, Nilton Cardoso, Paulo Pimentel, Roberto Freire, Álvaro do Valle, Miro Teixeira, Ademar de Barros Filho, João Cunha, Airton Soares, Herbert Levy. (Sete ex-governadores)
EXPECTATIVA: Sem dúvida que a vereança em Campo Grande é um trampolim atraente para as eleições de 2026. Aproveita-se a visibilidade e as vantagens do cargo. Cada vereador com seu projeto político proporcional ao seu poder de fogo. Marcos Trad, Carlão, dr. Jamal, dr.Vitor Rocha, Papy, Rafael Tavares e Junior Coringa na lista.
INSEGURO: Antes, o deputado Vander Loubet anunciou disposição de desistir da candidatura ao Senado em prol da ministra Simone Tebet (MDB). Estranhei. Logo em seguida, alegando pressão das bases do PT em Dourados e do Presidente Lula, declarou estar disposto tentar o Senado para ajudar o partido. Haverá outra decisão até 2026?
CONFIRA: Trump eleito, caem os governos da França e Alemanha, o presidente da Coreia do Sul em maus lençóis e Bashar al-Assad foge da Síria. Também há uma reação econômico: Bitcoin sobe, o dólar, as ações americanas idem. A moeda russa enfraquece e a China com deflação enquanto o Irã cambaleia. Uai, parece que Trump já assumiu!
20 DEPUTADOS FEDERAIS: (2003-2007) Enéas, Michel Temer, Alceu Colares, Gilberto Kassab, Severino Cavalcanti, Inocêncio Oliveira, Gedel V. Lima, Moroni Torgan, Ronaldo Caiado, Nelson Trad, A.C.M. Neto, Eliseu Resende, Afonso Camargo, Denise Frossard, Jader Barbalho, Miguel Arraes, Vander Loubet, Roberto Magalhães, Sarney Filho, José Roberto Arruda. (Seis ex-governadores)
CETICISMO: A opinião pública não se mostra convicta quanto aos resultados da Reforma Tributária. Nem a classe política tem intimidade com as mudanças que pesarão no nosso dia a dia. As explicaçõe são complexas para a maioria da população. Faltou o debate pedagógico antes da matéria ser pautada. Sempre assim – a toque de caixa.
DELÍRIO? O sonho pelo ‘Oscar’ remete-nos ao Prêmio Nobel que nunca ganhamos. Fernanda Torres versus Nicole Kidman é covardia. Neste segmento tentou-se sem êxito emplacar o Marechal Rondon. Aliás, 5 argentinos já premiados, inclusive em Medicina, Fisiologia/Medicina. Os ‘U.S.A’ lideram com 413 ganhadores, depois Alemanha 149, França 76. Mas – é nós? Talvez, um dia!
O ESTÍLO: Discretamente, o governador Riedel vai impondo sua metodologia de administração com pitadas que não provocam sequelas e incômodos políticos. A inspiração para o texto veio após a nomeação de Walter Carneiro Junior para a Casa Civil. Sem dúvida, Riedel é jeitoso, sabe acomodar certas situações. Acho que ele tem um pé em Minas gerais.
DOURADOS: Os desafios compatíveis as suas dimensões. Centro de região, cresce dia e noite; atrai gente de todos os perfis. Por conta disso a administração municipal exige colaboradores capacitados e merecedores de salários à altura. Mas esse detalhe estaria dificultando a montagem da futura equipe de Marçal Filho, ansioso para colocar a mão na massa.
FAMA & VOTOS: A visibilidade ajuda nas urnas. Lecy Brandão obteve 90 mil votos para deputada estadual de São Paulo; Tiago Gaglisso- 100 mil votos no Rio de Janeiro; o jogador de voley Maurício obteve 80 mil votos para a Câmara Federal; o ator Mario Frias obteve 122 mil votos para deputado federal em São Paulo. Espera-se que a atuação deles seja compatível à votação. Será?
GOTAS DOURADAS:
Bolsonarimo tem futuro com ou sem Bolsonaro; Lulismo, não. (Ruy Castro)
O Brasil é um país rico em ‘bioadversidade’. ( na internet)
A vida é uma estrada e a política um rolo compressor. (na internet)
A vida é fonte de renda, enquanto o trabalho é fonte de vida. (Mario S. Cortella)
A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente (Rubem Alves)
O medo é o pai da moralidade (Nietzsche)
Por que a violência policial na Bahia do PT causa menos indignação? ( Mario Sabino)
Só o inimigo não trai nunca. (Nelson Rodrigues)
Não existe neutralidade em história. Neutro, para historiador é só sabão de coco. Toda opinião é política. (Leandro Karnal)