fbpx

Desde 1968 - Ano 56

16.3 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioNoticiaGringa apaixonada por 'Memórias póstumas de Brás Cubas' aprende português com 'Avenida...

Gringa apaixonada por ‘Memórias póstumas de Brás Cubas’ aprende português com ‘Avenida Brasil’

Courtney Henning Novak viralizou ao elogiar ‘Memórias póstumas de Brás Cubas’ e passou a consumir vários produtos da cultura brasileira

Por Gabriela Medeiros

A influenciadora norte-americana Courtney Henning Novak, que viralizou esse ano ao eleger “Memórias póstumas de Brás Cubas” como um de seus livros favoritos, divertiu seus seguidores ao mostrar que está aprendendo a falar português com a novela “Avenida Brasil”. Depois que descobriu a obra de Machado de Assis, a estrangeira passou a consumir outros autores e folhetim brasileiros.

  • No vídeo em que fala português, Courtney mostra a diferença das palavras que aprendeu no site Duolingo, que ajuda a aprender idiomas, e o que aprendeu com a novela de João Emanuel Carneiro. No primeiro grupo estão as palavras e frases “uma tomada”, “o cotovelo”, “trimestre”, “juiz”, “caminhar”, “amigo”, “pesquisador” e “oi”.

Já com o folhetim, a influenciadora elenca as palavras “babaca”, “inferno”, “poxa”, “bruxa”, “massagem”, “amante” e “bandido”. Além disso, aponta a música de abertura da novela, o famoso “oi, oi, oi” de “Dança Kuduro”.https://www.instagram.com/p/DDiQuz1zuQk/embed/?cr=1&v=12

O sucesso do primeiro vídeo de Courtney elogiando “Memórias póstumas de Brás Cubas” fez com que o livro na versão tradução para o inglês se tornasse o segundo mais vendido na Amazon na categoria ficção latino-americana e caribenha. O romance de Machado de Assis ficou na frente das edições em inglês de “O amor nos tempos de cólera”, de Gabriel García Márquez, e uma coletânea dos melhores contos de Jorge Luis Borges, por exemplo.

A escolha de “Memórias póstumas de Brás Cubas” por Courtney não foi ao acaso. A leitora embarcou num projeto de ler uma obra literária de todos os países do mundo. A lista segue a ordem alfabética, em inglês, das nações. Os títulos são escolhidos a partir de indicação dos seguidores.

Depois da primeira obra de Machado de Assis que leu, a influenciadora já consumiu também mais autores brasileiros, como Clarice Lispector.

Obra de Machado de Assis fica em segundo na lista de mais vendidos da Amazon — Foto: Reprodução/TikTok
Obra de Machado de Assis fica em segundo na lista de mais vendidos da Amazon — Foto: Reprodução/TikTok

(Extra)

ENQUETE

MAIS LIDAS