Além de falta de energia, fogos de artifício podem provocar acidentes graves
A Energisa, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica em Mato Grosso do Sul, recomenda cuidados especiais com a rede elétrica durante as festividades de fim de ano, especialmente em função do uso de fogos de artifício.
Coordenador de segurança da empresa, Wagner Lima, explica a importância de tomar precauções para evitar acidentes e garantir a integridade da rede elétrica.
Segundo Lima, é comum o aumento do uso de fogos de artifício para deixar o momento mais alegre, colorido e com muitas luzes. Mas sem os cuidados necessários com a rede elétrica, a festa pode terminar em acidente. “Fogos de artifício não devem ser utilizados próximo à rede elétrica. Além de causar danos à rede e falta de energia, pode provocar acidentes graves. A falta de energia, por exemplo, prejudica o funcionamento de hospitais, residências, comércios, entre outros”, explica.
A medida mais importante é manter a distância segura da rede elétrica, ou seja, não montar as baterias de fogos ou mesmo soltar esses artefatos próximos de transformadores, fios e cabos de energia.
O risco de um curto-circuito ou incêndio causado pelos fogos é grande. É imprescindível evitar o uso de hastes metálicas condutoras ao manusear fogos de artifício, pois elas podem conduzir eletricidade e causar choque elétrico.
Lima também lembra que uma boa inspeção na área escolhida para a queima de fogos é importante para evitar riscos de acidentes, lembrando que o ambiente deve ser aberto. Outro detalhe importante é que a população consulte a legislação local vigente sobre a queima de fogos de artifício.