Entidade intitulada como Frente Camponesa de Luta ocupou na madrugada deste sábado (18), a área onde funcionou a Usina São Fernando, no município de Dourados. O anúncio foi feito ontem à noite através de uma rede social.
Membro do movimento entrou em contato com a Folha de Dourados e disse que 150 famílias deverão ocupar o “Acampamento Terra Prometida”. Essa pessoa também enviou as imagens publicadas nesta matéria.
Ela reafirmou nota na rede social de que trata-se de “uma aliança histórica entre os camponeses sem terra e os guerreiros Guarani-Kaiowá na justa luta pela terra em Mato Grosso do Sul”.
Leia a nota publicada no Instagran:
Na madrugada do dia 18 de janeiro de 2025, as terras roubadas pelos latifundiários Guilherme e Maurício Bumlai, filhos do contumaz criminoso José Carlos Bumlai – preso na Operação Lava Jato por corrupção passiva e gestão fraudulenta de instituição financeira – retornaram as mãos de quem são seus legítimos donos. As terras da Usina São Fernando em Dourados são novamente do povo! Essa é a palavra de ordem defendida pela Frente Camponesa de Luta (FCL), que firmou uma aliança histórica entre os camponeses sem terra e os guerreiros Guarani-Kaiowá na justa luta pela terra em Mato Grosso do Sul.
Após um acordo secreto e com um calote milionário aos trabalhadores que lá estiveram em processo que tramita em sigilo de justiça, as terras somam uma dívida de R$ 2 bilhões. Com tentativas de mais acordos envolvendo empresas bilionárias que tem interesse em abocanhar uma gorda fatia das terras da falida Usina São Fernando, pedidos de afastamento de juízes interessados nos negócios e sob alegações de favorecimento ilícitos, os criminosos de colarinho branco deixaram de pagar R$600 milhões a bancos públicos, 229 milhões em impostos, 53 milhões para os trabalhadores da Usina, ainda devendo outras centenas de milhões a credores.
….Enquanto as classes dominantes pugnam entre si para ver quem tenta colocar suas mãos na massa falida da Usina São Fernando, aqueles que da terra vivem e nela trabalham, tomaram-a com suas próprias mãos em uma justa luta contra todos aqueles exploradores e ladrões de terra. A Frente Camponesa de Luta (FCL) conclama todos os apoiadores a defender a justa luta pela tomada das terras da Usina São Fernando! Que todos os camponeses, operários, povos indígenas, trabalhadores e estudantes saiam em defesa do agora acampamento Terra Prometida!
Agora já, agora já: toda São Fernando nós vamos conquistar!
Terra de corrupto e caloteiro agora pertencem ao povo!
Terra para quem nela vive e trabalha!
Viva o acampamento Terra Prometida!
Dourados, 18 de janeiro de 2025
Frente Camponesa de Luta – MS