fbpx

Desde 1968 - Ano 56

24 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioEducaçãoCelulares não poderão mais ser utilizados nas escolas estaduais do MS

Celulares não poderão mais ser utilizados nas escolas estaduais do MS

Aparelhos eletrônicos serão proibidos até mesmo durante o intervalo e atividades extracurriculares.

O ano letivo de 2025 das escolas estaduais do Mato Grosso do Sul vai começar com a proibição do uso de dispositivos eletrônicos. A reportagem conseguiu informações exclusivas sobre a resolução que vai detalhar as normas para a proibição dos aparelhos nas escolas.

Com a mudança devido a nova lei, aparelhos celulares, smartwatches e tablets não poderão ser utilizados nas escolas, nem mesmo durante o intervalo ou em atividades extracurriculares. A exceção é para crianças e jovens atendidos pela educação especial, que poderão fazer o uso em caso de situações onde o contato com os pais ou responsáveis seja necessário.

A resolução, que será publicada pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED) até sexta-feira (7), vai proibir o uso de qualquer dispositivo que se conecte à internet durante o período de aulas, compreendido como aquele em que o estudante permanece na unidade escolar, incluindo os intervalos entre as aulas, recreios e eventuais atividades extracurriculares.

Os estudantes que quiserem levar qualquer dispositivo para a escola deverão mantê-los desligados e guardados em bolsas ou mochilas. Os professores também não poderão utilizar aparelhos eletrônicos durante o período de aulas.

Quem poderá usar?

Com a nova regra, o uso de celulares será autorizado apenas como ferramenta pedagógica, mediante o planejamento do professor responsável. Além disso, os aparelhos poderão ser utilizados nas seguintes situações:

  • Inclusão e acessibilidade de estudantes com deficiência;
  • Atendimento a condições de saúde
  • Garantia de direitos fundamentais.

Lei que proíbe o uso

No dia 15 de janeiro de 2025, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei Federal nº 15.100, que estende a proibição do uso de celulares a toda a educação básica, tanto pública quanto particular.

A nova medida tem como objetivo proteger crianças e adolescentes dos impactos negativos das telas na saúde mental, física e emocional, segundo o Ministério da Educação, e já foi adotada em outros países, como França, Espanha e Dinamarca.

O local onde os celulares ficarão guardados será decidido por cada escola. O Ministério da Educação (MEC) não estipula se os aparelhos devem permanecer na mochila do aluno ou em uma caixa controlada pelo professor.

O ministério publicou um guia com medidas e recomendações para que as escolas cumpram a lei. No documento, é recomendado que os alunos não levem celulares para a escola, embora se reconheça que essa medida pode ser inviável em alguns casos.

Acesse aqui todas as recomendações para o uso de celulares nas escolas. (G1)

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS