Um bebê prematuro de apenas dois meses de vida ficou em coma após receber uma overdose do medicamento paracetamol no hospital. A princípio, o erro médico aconteceu após uma cirurgia de reparação de hérnia.
O caso aconteceu na última terça-feira (18) no Royal Hospital for Children em Glasgow, na Escócia.
De acordo com Ahal Ul Hassan e Hira Mansoor, pais de Zohan, os médicos descobriram a hérnia do filho no início de março. Conforme o relato do pai do bebê, ele recebeu uma ligação de emergência logo após a cirurgia, recebendo a informação de que seu filho prematuro havia recebido uma overdose de paracetamol.
“Recebi uma ligação do hospital às 12h30 da tarde me dizendo para ‘sair do trabalho imediatamente’ e que eles tinham dado uma overdose de paracetamol ao meu filho”, relatou o pai. “Quando cheguei lá, a frequência cardíaca de Zohan estava altíssima, passando de 200 batimentos por minuto, ele tentava chorar, mas sua voz não o deixava. Logo começaram a tirar amostras de sangue e um antídoto foi dado para interromper os efeitos do veneno.”
Segundo informações do portal inglês The Mirror, a equipe médica confundiu a dose de medicamento que deveria ser dada a Zohan. Ao invés de 20 mg, o bebê recebeu 200 mg do remédio.
Pouco tempo após a aplicação do antídoto, Zohan começou a convulsionar. Entretanto, a equipe médica do hospital não acreditou na fala dos pais do bebê, afirmando que era “normal que recém-nascidos se sacudissem”.
Então, Ahal decidiu filmar a segunda convulsão do filho. Ao verem as imagens, os médicos entenderam a urgência do caso.
Por fim, o bebê prematuro que sofreu a overdose foi transferido para a UTI Neonatal do hospital. Desde então, ele está em coma e com um inchaço no cérebro. De acordo com médicos do hospital, é possível que Zohan tenha danos cerebrais irreversíveis e problemas de visão.
“Estamos orando por um milagre”, contou Ahal.
(Com informações RIC.com)