A deputada estadual Gleice Jane (PT) se manifestou pelas redes sociais e aplicativos de mensagens contra o governador Eduardo Riedel (PSDB), que defendeu os bolsonaristas vilapendiadores da democracia brasileira, que destruíram as sedes dos três poderes da República em 8 de janeiro de 2023.
“Reafirmo minha posição de que o PT não pode mais compor este governo”, ressaltou. Os outros membros da bancada petista na Assembleia Legislativa, Zeca do PT e Pedro Kemp, também criticaram o governador.
De acordo com a deputada, que tem base eleitoral em Dourados, “a posição do governador em relação ao capcioso projeto de anistia gera preocupação, indignação e questionamentos”, já a “concessão de anistia a aqueles que atentaram contra o Estado democrático de direito e contra as instituições do país é uma grave afronta à justiça, à verdade e à memória histórica”.
Gleice Jane afirma ainda que “permitir que os responsáveis por atos de violência, destruição e ameaças à democracia sejam isentos de punição representa um retrocesso perigoso para o povo brasileiro. A anistia não pode ser utilizada como ferramenta para silenciar a responsabilização”.
Para ela, “a tentativa de golpe de 8 de janeiro não pode ser relativizada ou perdoada sem que haja um processo adequado de julgamento e responsabilização. Quando um governo desvaloriza as regras da democracia e o trabalho das Instituições, o seu povo está em risco”.
“O respeito à democracia e aos direitos fundamentais exige que os culpados sejam devidamente punidos. Sem anistia!”, finaliza a deputada Gleice Janed.
https://www.instagram.com/p/DIHB5hgx5hW/?igsh=d2Rubm16eGQ3dDA4