Nomes como o do governador do Paraná, Ratinho Jr., são apontados como mais avaliados para uma eventual substituição ao ex-presidente
Pesquisa Datafolha, divulgada pela Folha de São Paulo neste sábado (5), apontou que 67% dos brasileiros entrevistados querem que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) abra mão da candidatura na próxima eleição presidencial.
Atualmente, Bolsonaro está inelegível, mas um projeto de lei que tramita no Congresso Nacional pode alterar a Lei da Ficha Limpa e permitir que ele disputa a próxima eleição.
A situação é similar ao que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enfrentou em 2018, quando por estar condenado pela Justiça, teve que retirar a candidatura para aquele pleito.
Confira abaixo os números da pesquisa Datafolha sobre a permanência de Bolsonaro à próxima eleição:
- Deveria abrir mão e apoiar outro candidato: 67%;
- Deveria manter a candidatura à Presidência: 28%
- Não sabem: 5%.
Sem Bolsonaro, outros nomes da direita são citados na pesquisa
O levantamento do Datafolha ainda apurou quais nomes os entrevistados gostariam de ver serem lançados por Bolsonaro, caso ele desista da próxima eleição presidencial.
O governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), é um dos citados e pontua com 7% das menções, ficando atrás de nomes como Michelle Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Eduardo Bolsonaro (PL) e Pablo Marçal (PRTB).
Confira abaixo os números desse cenário:
- Michelle Bolsonaro (PL): 23%
- Tarcísio de Freitas (Republicanos): 21%
- Eduardo Bolsonaro (PL): 14%
- Pablo Marçal (PRTB): 11%
- Ratinho Junior (PSD): 7%
- Ronaldo Caiado (União Brasil): 4%
- Romeu Zema (Novo): 4%
- Nenhum: 9%
- Não sabem: 7%
Metodologia da pesquisa
A pesquisa da Datafolha, publicada pela Folha de São Paulo, entrevistou 3.054 pessoas de 16 anos ou mais em 172 municípios, entre os dias 1º e 3 de abril. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e tem grau de confiança de 95%.