fbpx

Desde 1968 - Ano 56

20.2 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioOpiniãoEnfoque sobre a seleção de magistrados, por Abrão Razuk

Enfoque sobre a seleção de magistrados, por Abrão Razuk

Abrão Razuk – Advogado, ex-juiz de direito, ex-membro do TRE/MS por quatro mandatos, membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, cadeira nº 18, e duas vezes vice-presidente.

Palpite- Deveria ser revisto o critério para a escolha de magistrado.
Questionamentos:

  1. Seria o concurso a melhor forma de escolha de magistrado?
  2. ⁠por eleição?
  3. ⁠nomeação por chefes políticos?
  4. ⁠conhece algum método melhor para a seleção de magistrados?
  5. ⁠o menos ruim ainda é o concurso público.
  6. ⁠o quinto constitucional

Equilibrado cuja escolha da A lista sextupla encaminhada para seccionais estaduais para o preenchimento do quinto constitucional da advocacia ao cargo de desembargador estadual no Brasil deveria ser criteriosa e prevalência de merecimento e de conhecimento amplo do Direito e exame rigoroso da sua Ética e conduta moral e de seus bons ou maus antecedentes e experiência profissional sob pena de exclusão de sua inscrição por não preencher os requisitos necessários previstos no respectivo Edital do Concurso.

A advocacia tem acertado mas merece uma reflexão na escolha das seccionais e critério de merecimento com bom senso e sobretudo com justiça.

Todos têm que respeitar e valorizar os magistrados competentes e que respeite os jurisdicionados e a todos que a procuram com urbanidade conclusão continua apenas acrescentar esse assunto deve ser debatido tantos nos meios jurídicos como nas faculdades de direito.

Mas a prática tem revelado boas escolhas mas há exceção de péssima escolha ausência de vocação e despreparado Juridicamente e desequilibrado. O perigo do magistratura é falta de vocação e ser contaminado pela corrupção .

Porque envolve uma infinidade de causas ,sendo a maior delas a perda de caráter que o psicotécnico Não revela.

Afirmo: a toga é sagrada.
O ser humano deve ter respeito por ela, pois lida com vidas.

Conclusão:

O concurso publico, com todos seus defeitos, no Brasil, prevalece sobre outros, esse assunto deve ser debatido Nos meios jurídicos. Apenas algumas reflexões a serem questionadas para o bem e acharmos o melhor caminho de uma justiça ideal que tenha credibilidade e autoridade moral. Opinião de um operador do direito que conheceu bem a beca e a toga por 56 anos de vivência com ambas. Para Rui Barbosa em Oração aos Mocos” disse:
Tanto a toga como a beca convergem ao mesmo ponto que é a busca da justiça.

Campo Grande – MS, dia 14 de abril de 2025.

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS