Durante a WTM Latin America, uma das maiores vitrines do turismo mundial, que aconteceu de 14 a 16 de abril em São Paulo, foi realizado o lançamento oficial dos voos diretos da Azul Linhas Aéreas entre Campinas (SP) e Bonito. Anteriormente, o trajeto incluía uma escala em Corumbá, no Pantanal Sul.
A novidade ocorre na semana em que é divulgado o recorde de visitantes ao destino no mês de março, após uma retração de fluxo em alguns períodos desde o ano passado. O Observatório de Turismo e Eventos de Bonito (OTEB) estimou, em seu último boletim, que a cidade recebeu 25.849 turistas no mês passado, melhor desempenho desde 2015.
O voo direto representa um grande avanço, fortalecendo o principal destino de ecoturismo do Brasil e facilitando o acesso às demais regiões que integram a Rota Bonito e Serra da Bodoquena, na visão do diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), Bruno Wendling.
Amplia a conectividade
Atualmente, os voos acontecem três vezes por semana, às terças, quintas e domingos. Durante a alta temporada, a companhia aérea aventou a possibilidade de ofertar voos extras conforme a demanda. “Bonito merece essa frequência direta, é uma satisfação anunciar o voo”, disse Giulliana Mesquita, gerente sênior de produtos e negócios da Azul.
Desde o início da operação dos voos diretos (a Gol conecta Bonito com Congonhas duas vezes por semana), a procura pelo destino aumentou consideravelmente. De acordo com dados do Aeroporto Regional, houve um crescimento de 70% na demanda por passagens para o destino.
“Agradeço a toda equipe da Azul por confiarem e acreditarem no potencial de Bonito. Essa parceria fortalece ainda mais nosso destino, e temos certeza de que mais turistas virão explorar as belezas naturais que Bonito oferece”, destacou o prefeito Josmail Rodrigues. “Contamos com os nossos empresários e as agências de viagem para fomentarmos esse voo.”
Para a vice-prefeita e secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Juliane Salvadori, é uma entrega estratégica e histórica para Bonito. “Ter um voo direto com uma das principais companhias do país, como a Azul, amplia nossa conectividade, melhora a experiência dos visitantes e projeta ainda mais nosso município como um destino turístico de excelência”, enfatizou.
Melhor março em dez anos
O Observatório do Turismo e Eventos de Bonito, coordenado pelo Bonito Convention & Visitors Bureau, realiza levantamento sistemático e contínuo de dados da atividade turística de Bonito desde 2015. A pesquisa de março indica maior fluxo de turistas para o mês em dez anos, com maior desempenho também do setor hoteleiro, com uma taxa de 54%.
Com público de 25.849 turistas, estima-se que 9,04% desse total chegaram ao destino por via aérea, com 2.337 pessoas desembarcando no aeroporto local. O número de visitações aos mais de 50 atrativos da região também cresceu: foram 73.748 vouchers (ingresso) comercializados no período. Os passeios mais visitados foram: balneários, flutuações e cachoeiras.
Mais informações:
www.bcvb.com.br
www.turismo.bonito.ms.gov.br
*Assessoria de Imprensa da Rota Bonito Serra da Bodoquena
