fbpx

Desde 1968 - Ano 56

24.8 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioCuriosidadeAos 82 anos, Susana Vieira fala sobre etarismo, machismo e diagnóstico de...

Aos 82 anos, Susana Vieira fala sobre etarismo, machismo e diagnóstico de câncer: ‘Tenho medo da morte’

Atriz está em cartaz com a peça ‘Lady’, em São Paulo

Ícone da televisão brasileira e da teledramaturgia, Susana Vieira brilha ainda mais aos 82 anos. A atriz está em cartaz com o espetáculo Lady, em São Paulo, inspirado na história de Lady Macbeth, personagem criada por William Shakespeare. 

“Sempre tive muita vontade de fazer Shakespeare e há muito tempo queria fazer um espetáculo de Shakespeare, desde que comecei como atriz. Fui me informando, crescendo como atriz. É uma história muito longa, mas vou resumir”, revelou em entrevista à Quem.

Susana comentou sobre o machismo que enfrentou quando se divorciou do policial Marcelo Silva, que acabou falecendo em 2008, e sobre o etarismo que vem sentindo com o passar dos anos. 

“É muito difícil como a pessoa vai envelhecendo e vai sendo deixada de lado. É como se a gente virasse um sapato velho, que é jogado fora. Mas a gente é ser humano. Tem coisa para falar, história para viver, cabeça boa para fazer as coisas. Você não pode simplesmente descartar quem é mais velho. Eu tenho sorte de ainda ser muito ativa. De ir e fazer as coisas. Chego na Globo e apresento projetos, faço as minhas peças de teatro”, desabafou. 

A atriz foi diagnosticada com câncer no rim em outubro do ano passado. A atriz tem duas doenças autoimunes: Leucemia Linfocítica Crônica (LLC) e anemia hemolítica. Em 2024, ela também foi diagnosticada com câncer no rim.

De acordo com ela, de um mês para o outro, o tumor já tinha crescido meio centímetro. Apesar de ter sido orientada a operar com urgência, Susana optou por tirar férias de 15 dias com a família em Orlando, na Flórida. 

“Fui feliz, esqueci de tudo naqueles brinquedos perigosos, e meus netos botando fogo para eu ir naquelas coisas cheias de aventura, muito excitantes e tudo. Meu filho preocupado comigo, falando pra eu ir devagar, meus amigos queriam levar a minha bolsa. Não esperava por nada. Fiz tudo o que eu queria. Estava leve, feliz. Foram 15 dias maravilhosos”, afirmou. 

No dia 2 de outubro, a atriz fez a operação. Após alguns dias de descanso, Susana voltou a gravar programas para a TV Globo.

“Tive um mês de novembro maravilhoso. Porque eu voltei para a televisão, fazia tempo que não ia. Aí eu brinco que é a minha escolinha. Levo minha lancheira, meu almoço, adoro meus colegas de recreio. Para mim, aquilo realmente foi muito bom. Consegui fazer daquele ambiente de trabalho o meu ambiente de prazer”, brincou.

Apesar da busca constante por um equilíbrio entre a saúde e a vida profissional, a artista revelou que seu maior medo é ficar doente e que sempre teve muita vontade de viver. 

“Enquanto você tem uma vida racional, você raciocina, você tem força para fazer as coisas se locomover, é sempre bom viver. Agora em outras circunstâncias deve ser mais difícil. Como ainda tenho condições de decorar, tomar avião, fazer uma peça de teatro, trabalhar na televisão, ainda me sinto bem. Mas tenho medo da morte em qualquer circunstância”, concluiu. (Terra)

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS