fbpx

Desde 1968 - Ano 56

23.7 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioCulturaInspiração no Pantanal fez Cleir criar ‘Tuiuiús do Aeroporto’, monumento que passa...

Inspiração no Pantanal fez Cleir criar ‘Tuiuiús do Aeroporto’, monumento que passa por restauração

Obra acontece com apoio do Sicredi e AENA, com previsão de finalização em julho

Foi observando a revoada dos tuiuiús em Corumbá que o artista plástico Cleir se inspirou para criar um dos principais cartões-postais de Campo Grande: o Monumento Pantanal Sul, carinhosamente conhecido como ‘Tuiuiús do Aeroporto’.

Formadas pelo trio batizado como Zé Bicudo, Majestoso e Asa Branca, as esculturas das aves símbolo do Pantanal passam por restauração, conduzida pelas mãos do artista que as criou no ano 2000. A iniciativa ocorre com apoio do Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia e AENA, gestora do aeroporto. “É uma alegria muito grande poder novamente revitalizar essa obra 25 anos após sua criação. Me lembro que, observando o voo dos tuiuiús, percebi a semelhança com a aerodinâmica das asas das aeronaves e foi quando me dei conta de que nada poderia representar melhor o Pantanal e o aeroporto que esse movimento aéreo da ave”, conta Cleir.

Inspiração no Pantanal fez Cleir criar ‘Tuiuiús do Aeroporto’, monumento que passa por restauração

Cada ave está posicionada de modo que represente uma aeronave no momento do pouso, abastecimento e decolagem. Em 2023, após uma forte rajada de vento, uma das esculturas foi danificada e, no início de abril deste ano, a revitalização teve início, com entrega da obra prevista para o final de julho.

Além da escultura danificada, as outras duas também passarão por processo de revitalização. Enquanto isso, a equipe trabalha firme na restauração da ave que foi danificada. Segundo o artista, a modelagem feita há 25 anos está sendo restaurada, pois ‘a memória’ da escultura está ali. “O que trocamos foram os perfis, mantendo a modelagem original”, explica. Desta forma, em breve, o monumento estará pronto e dando ‘boas-vindas’ ou ‘até logo’ a quem chega ou sai da Capital Morena.

Passado e presente unidos pela arte – Após 25 anos da criação da obra, Cleir celebra a participação do parceiro de vários trabalhos e amigo, Luiz Carlos da Silva, que colaborou com a construção do monumento desde o início em 1999, assim como de Francisco Bezerra. Agora, Cleir também celebra a oportunidade de trabalhar pela primeira vez com sua filha Yarima Ávila, engenheira civil responsável pela obra.

Entre ferragens, concreto, cálculos e a seriedade de quem se dedica a um trabalho sério, o espaço onde acontece a revitalização exala, acima de tudo, a inspiração de quem tem amor pela arte e reconhece o valor de cada pessoa no processo. “Estava muito triste em ver a escultura caída e agora estou realizado por trabalhar aqui e pela oportunidade de atuar com uma equipe comprometida. Agradeço à Debora Figueiró, minha produtora, pela luta para que este trabalho acontecesse e, acima de tudo, à AENA e ao Sicredi, com quem tenho uma parceria de anos, com muito respeito e admiração pelo olhar voltado à nossa arte, cultura e tradição”, detalha o artista.

Junto ao artista, integra a jornada Cleber Brito, que trabalhou com Cleir durante a criação da obra do artista em Terenos.

Ao longo dos anos, Cleir já revitalizou obras em Campo Grande e Dourados em parceria com a cooperativa. Na capital, destaque para a Arara Azul do edifício Exceler Plaza Hotel em 2017, os painéis do Papagaio Verdadeiro e Arara Vermelha, no Edifício 26 de Agosto em 2019 e a Praça das Araras, durante uma campanha de doação de sangue em 2020.

Em 2017, por meio da parceria, o artista e o Sicredi também haviam revitalizado o monumento do aeroporto. “A marca Sicredi se compromete a melhorar as condições de vida das pessoas, e não é diferente aqui em Campo Grande.” Nosso apoio à revitalização desse espaço, em frente ao aeroporto, reergue um monumento representativo para todo o Mato Grosso do Sul – os Tuiuiús, obra do artista Cleir, que já deixou sua marca em diversas cidades com pinturas que celebram o Pantanal. Após os danos causados por um vendaval, as cinco cooperativas do Sicredi no estado se uniram em parceria com o aeroporto para restaurar esse símbolo da nossa fauna”, avalia Celso Ramos Regis, presidente da Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia.

Sobre o artista – O campo-grandense Cleir é um artista plástico autodidata com mais de 30 anos de carreira. Seu trabalho tem forte conexão com a fauna e flora do Cerrado, suas grandes inspirações.

Possui obras em Campo Grande, Dourados, Corumbá, Bonito, Ladário, Terenos, Três Lagoas, Ponta Porã, Rio Verde, Bataguassu e Aquidauana.

Também deixou sua marca em Arapongas, município do Paraná que registra o maior acervo de obras do artista, com 13 esculturas de pássaros nativos.

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS