Em uma das ações, logo nos primeiros dias de pandemia, o ambulatório da Unimed Dourados, se tranformou em um centro de apoio aos pacientes com síndrome gripal e casos suspeitos de Covid-19
A pandemia de Covid-19 está sendo enfrentada pela Unimed Dourados com muito respeito ao momento, não medindo esforços nos atendimentos e redobrando à atenção aos beneficiários, médicos e colaboradores.
“Logo no início da pandemia, em março de 2020, seguimos um protocolo rigoroso e colocamos 70% dos nossos colaboradores em home office, implantamos programa de férias coletivas em setores permissíveis e saímos no mercado nacional em busca de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como máscaras, luvas e aventais”, explica Jamal Nasser Haddad, presidente da Unimed Dourados.
Dr. Jamal, ressalta que uma das primeiras medidas foi a contratualização de hospitais de referência, como uma ala inteira do Mackenzie Hospital Evangélico, com pagamento antecipado e reserva de leitos de UTI específicos para os atendimentos dos casos graves que precisassem de terapia intensiva.

“Com essa medida, já prevendo uma saturação da rede hospitalar em razão da pandemia, a Unimed Dourados assegurou que seus beneficiários, cooperados e colaboradores tivessem acesso ao melhor atendimento”, ressalta Jamal Haddad. “Nossa maior preocupação era que alguém ficasse sem acesso à rede hospitalar em momento de gravidade e conseguimos assegurar o atendimento”, completa.
Toda estrutura da Unimed Dourados foi preparada para garantir segurança sanitária durante a pandemia. “Todos os setores foram esquipados com display de álcool em gel, instalamos barreiras de placas em acrílicos entre os atendentes e beneficiários que procuravam atendimento presencial, incentivamos o distanciamento e o uso de máscaras, além de colocar toda uma infraestrutura online a serviço do beneficiário para que ele pudesse ter acesso aos serviços sem precisar sair de casa. Ao mesmo tempo, realizamos campanhas de conscientização sobre prevenção à Covid-19 em todos os setores e antecipamos a campanha de vacinação do vírus influenza H1N1 para os colabores e cooperados”, ressalta o presidente da Unimed Dourados.
AMBULATÓRIO UNIMED
Desde os primeiros dias da doença que se espalhou pelo mundo, a Unimed Dourados tem enfrentado a pandemia com o máximo de seriedade e comprometimento com os seus beneficiários. Uma das primeiras e mais importantes ações foi a transformação do Ambulatório Unimed instalado na Rua Hayel Bon Faker, quase em frente ao Samu, em um Centro de Atendimento aos Pacientes com Sintomas de Síndrome Gripal.
O serviço, exclusivo para os beneficiários da Unimed Dourados, funciona com a missão de oferecer uma resposta rápida aos clientes da Cooperativa de Trabalho Médico. “Em meio à preocupação gerada pelo Coronavírus não poderíamos deixar de dedicar uma atenção especial aos nossos clientes e com o atendimento ofertado pelos médicos no Ambulatório Unimed os beneficiários ficaram mais tranquilos”, ressalta Dr. Jamal.
O presidente da Unimed Dourados, explica que o acompanhamento diário dos casos de Covid-19 foi importante para que não houvesse superlotação da rede hospitalar e, sobretudo, para a recuperação do paciente. “O beneficiário ao ser diagnosticado com a doença passava por uma equipe multidisciplinar e se não houvesse gravidade era medicado e colocado em isolamento domiciliar, mas com monitoramento diário da equipe médica que ao menor sinal de agravamento do quadro já providenciava remoção para a rede hospitalar”, palavras do presidente.
Segundo o médico Diógenes José de Carvalho, coordenador do Projeto Cuidar de Você na Pandemia, todo o espaço foi adequado às normas internacionais e nacionais de vigilância epidemiológica. “As cadeiras estão disponibilizadas respeitando o espaço de dois metros entre elas, os profissionais estão usando os Equipamentos de Proteção Individual e os consultórios foram preparados para atender nossos beneficiários em consulta médica ou tirando dúvidas sobre a doença”, ressalta Dr. Diógenes José de Carvalho.
O Centro de Atendimento aos Pacientes com Sintomas de Síndrome Gripal presta os serviços primários aos beneficiários da Unimed Dourados. “Chegando no Ambulatório Unimed o beneficiário é atendido por um clínico geral, que avalia o quadro e define a necessidade de requerer a realização de exame para o Coronavírus ou até mesmo exames de imagem do aparelho respiratório. Havendo necessidade de internação, nosso beneficiário é imediatamente transferido para um dos hospitais de referência que a Unimed Dourados contratou para prestar atendimento durante a pandemia”, completa Dr. Diógenes José de Carvalho.

Com apurado senso de responsabilidade social, a Unimed Dourados também cedeu uma equipe profissional para ativação do Drive-Thru para a realização de testes de Covid-19 no quartel do 2° Grupamento de Bombeiros Militar, na Avenida Presidente Vargas. Com escassez de profissionais na rede pública, a Secretaria de Estado de Saúde encontrava dificuldades para testar a população com sintomas gripais, todavia, a Unimed Dourados ofereceu todo suporte para instalação do drive-thru.
ORIENTAÇÃO
Em outra frente, a Unimed Dourados também investiu em informação como forma de prevenção ao Coronavírus. A médica infectologista Renata Maronna Praça Longhi, cooperada da Unimed Dourados, atuou ativamente através de entrevistas aos veículos de comunicação orientando sobre as formas de prevenção, sintomas, desenvolvimento da doença e tratamento.
A médica alerta que qualquer pessoa, independentemente da idade, que apresentar sintoma de gripe não deve sair de casa de forma alguma e se tiver que sair que use máscara. “Em caso de febre mais alta ou dificuldade respiratória tem que procurar atendimento médico na rede pública ou privada de saúde, mas sem pânico porque os profissionais estão preparados para atender todos os casos”, orienta Dra. Renata Longhi.
Ainda em meio a pandemia, a Unimed Dourados investiu em tecnologia de ponta e inaugurou seu Centro de Diagnóstico por imagem, que ocupa um andar inteiro da nova sede administrativa da Unimed Dourados. A estrutura proporciona equipamentos de imagem de última geração, oferecendo conforto, qualidade, segurança, atendimento humanizado e individualizado aos beneficiários e cooperados. No local, podem ser realizados exames de Ressonância Nuclear Magnética, Ultrassonografia, Raios-x e Mamografia.

(Matéria publicada originalmente na edição especial impressa da Folha de Dourados)