João Vitor é o terceiro bebê da família a apresentar peso acima da média brasileira, que varia entre 2,5 kg e 4 kg
O bebê João Vitor chegou ao mundo chamando atenção. Nascido no último dia 3 de abril, às 14h19, no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora (HNSA), o bebê registrou impressionantes 6,266 kg e 59 cm, tornando-se o maior recém-nascido da história da unidade.
Filho de Maria José Mendes da Silva, João é o terceiro bebê da família a apresentar peso acima da média brasileira, que varia entre 2,5 kg e 4 kg. O primeiro filho nasceu com 4,5 kg, e o segundo, com 4,9 kg. Mesmo com esse histórico, Maria José não esperava que o terceiro filho ultrapassaria todas as marcas.
O parto foi realizado por cesariana pela ginecologista e obstetra Dra. Valdênia Gomes, com apoio da Dra. Laura P. Ferraz, da auxiliar Rosana Vieira, do anestesista Dr. Paulo Tostes e do pediatra Dr. Jonas Hintze Filho. A equipe de enfermagem contou com os cuidados das técnicas Nair Barbosa, Lilian de Oliveira, Cinthia Silva, Izadora Barbosa e da enfermeira Kivia Dinelli.
Durante a cirurgia, a equipe médica já esperava um bebê robusto, mas foi surpreendida pelo tamanho real de João Vitor — e também pela placenta, que pesava 1,220 kg. Tanto o bebê quanto a mãe passam bem.
O que é macrossomia?
O caso d e João Vitor se enquadra em um quadro de macrossomia, nome dado a bebês que nascem com peso igual ou superior a 4 kg. A condição pode estar relacionada a fatores genéticos ou à predisposição da gestante ao diabetes. (IG)