25/11/2019 08h44 – Por: Folha de Dourados
Clique aqui e curta nossa página no Facebook
A Black Friday está chegando – acontece dia 29 de novembro – e a expectativa do comércio é que a edição de 2019 da sexta-feira famosa pelos descontos e promoções bata todos os recordes históricos e seja a melhor em faturamento desde que a data começou a ser praticada no Brasil, em 2010.
Segundo o site Black Friday, que reúne estatísticas sobre a data, a expectativa é que Dourados tenha um faturamento de mais de 2 milhões no dia 29, apenas em vendas relacionadas à data. Será a segunda cidade com maior faturamento no estado, atrás de Campo Grande, cuja expectativa ultrapassa os 15 milhões, e seguida por Três Lagoas, Chapadão do Sul e Ponta Porã, respectivamente.
Um dos maiores motivos que faz com que a expectativa do comércio seja tão alta é o crescimento do comércio eletrônico no Brasil de maneira geral, que com certeza se refletirá nas vendas da Black Friday. Neste ano, é esperado um faturamento de mais de 3 bilhões de reais apenas com vendas pela internet.
Mesmo que muitos ainda tenham alguma desconfiança, é possível perceber o impacto dos descontos ao buscar os produtos virtualmente. É isso que os brasileiros estão fazendo: acompanham a variação de preços e esperam até a Black Friday para comprovar que as promoções são mesmo vantajosas. De acordo com o portal REVIEWBOX, um consumidor atento pode encontrar descontos de até 80% em produtos na internet quando a pesquisa é certeira.
Para inibir promoções falsas e sites enganosos, o Procon aumenta a fiscalização no período que antecede a data. No site da instituição é possível encontrar uma lista com estabelecimentos virtuais que não são recomendados, uma boa forma de proteger o consumidor brasileiro. Além disso, no caso de constatar qualquer irregularidade, o consumidor poderá fazer uma denúncia.
A entrada do comércio tradicional na Black Friday também ajuda muito nas previsões. Até 2015, praticamente 100% das promoções da data no Brasil eram disponibilizadas apenas online, mas a partir do ano seguinte os lojistas perceberam a adesão da população brasileira e passaram a oferecer descontos em lojas físicas, atraindo ainda mais clientes.
As vendas mistas também serão uma tendência da próxima Black Friday: o consumidor pesquisa o produto pela internet e compra em uma loja física, ou adquire e faz o pagamento online e vai até a loja apenas para retirar a mercadoria. Sabendo disso, as lojas já preparam os descontos para os produtos mais procurados do momento.
A diversificação de produtos que contarão com descontos é outro fator que eleva a previsão de faturamento para 2019. Se antes, a Black Friday era facilmente associada com a compra e venda de produtos eletrônicos e eletrodomésticos, hoje em dia ela alcança restaurantes, mercados, bares, academias, lojas de roupas e até prestação de serviços.
