fbpx

Desde 1968 - Ano 56

23.8 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioCulturaCâmara homenageia escritor Ilson Boca Venancio e o povo nordestino

Câmara homenageia escritor Ilson Boca Venancio e o povo nordestino

– Em sessão solene, legislativo entregou ‘Prêmio Ildefonso Ribeiro’ e Diploma Asa Branca’

Com casa cheia, a Câmara de Dourados realizou na noite desta terça-feira (29) sessão solene de homenagens e entrega diplomas e troféus, prêmios instituídos pelo legislativo como forma de reconhecer a contribuição de pessoas, físicas e jurídicas, que se destacam nos mais diversos segmentos da sociedade.

A solenidade começou com a entrega do Prêmio Ildefonso Ribeiro da Silva, que chega à sua 14ª edição cumprindo o objetivo de contemplar, anualmente, a produção literária regional sul-mato-grossense, agraciando com troféu o escritor ou escritora que tenha se destacado nesse quesito.

Este ano, o contemplado foi o ator, compositor, músico, artesão, produtor cultural e escritor Ilson ‘Boca’ Venâncio, falecido em julho passado. O prêmio foi recebido pela esposa, filhas e familiares. 

Boca Venâncio foi autor de dos livros “Dourados e sua Cultura” e ‘A Feira Livre de Dourados”, duas obras de suma importância para a história da cidade e da memória dos movimentos culturais locais.

O Prêmio Ildefonso Ribeiro reverencia o professor, escritor e membro fundador da Academia Douradense de Letras, a qual presidiu nos biênios 2000/2002 e 2004/2006, e militante ativo dos movimentos culturais de Mato Grosso do Sul. Ildefonso Ribeiro da Silva faleceu em 21 de abril de 2008, em Dourados.

Câmara homenageia escritor Ilson Boca Venancio e o povo nordestino
A presidente do Centro de Tradições Nordestinas, Aurineide Alencar, recebeu a homenagem da Câmara de Dourados

DIPLOMA ASA BRANCA

Na mesma sessão, várias pessoas receberam o Diploma Asa Branca, instituído por iniciativa do presidente da Câmara, Laudir Munaretto, para homenagear nordestinos e seus descendentes, em reconhecimento à relevante contribuição em prol do desenvolvimento do município de Dourados e região.

Receberam o diploma: o advogado e professor Acelino Rodrigues de Carvalho; a professora aposentada, poeta e cordelista Aurineide Alencar; o comerciante e ex-presidente do CTN (Centro de Tradições Nordestinas), Carlos Brasil; o servidor público aposentado Edilson Nogueira Peres; a administradora Fran Barroso; o escrivão aposentado Francisco Lucimar Araújo Silva; o comerciante Josué Ribeiro Costa; o comerciante Marconis Pereira Gomes; e a pedagoga Simônia Siqueira Silva, atual presidente do CTN.

MOÇÃO HONROSA

Além do Prêmio e do Diploma, foram entregues Moções Honrosas a algumas personalidades locais.

O vereador Cemar Arnal homenageou a senhora Cintia Dias, o ex-jogador de futebol Luis Fernando e o videomaker Vinícius Moreno Neves.

A vereadora Liandra da Saúde homenageou a mini miss Brasil de Las américas, Cecilia Campos e a nutricionista Giovana Camargo Colletti;

Já o vereador Olavo Sul homenageou a produtora rural Antônia Benites Brum.

Também foram entregues Moções de Aplausos aos policiais ambientais Jeferson Alex de Souza Freitas e Marcos Isaias Coinete Ribas, além do diretor escolar Luiz Aparecido Martins.

O capelão escolar Evandro Modesto de Pinho recebeu o Diploma Honorífico Capelão João Filson Soren; o pastor evangélico Daniel Felisdoro e o bombeiro militar Luiz Henrique Serafim dos Santostodos homenageados pelo vereador Sergio Nogueira.

A presidente do CTN, Simônia Siqueira falou em nome do homenageados e destacou a importância do reconhecimento do trabalho e/ou atividade de cada um dos agraciados com as honrarias. Da mesma forma, o vereador Marcelo Mourão falou em nome do demais vereadores e destacou a atuação das pessoas homenageadas em favor de uma Dourados cada vez melhor.

Por fim, o presidente Laudir Munaretto afirmou que a cerimônia celebra o compromisso e a dedicação de pessoas e empresas que, com seus serviços, fazem a diferença para a sociedade douradense.

“É com grande alegria que entregamos o Prêmio Asa Branca aos nossos irmãos nordestinos, que, com sua força e tradição, enriquecem e fortalecem nossa cultura”, falou, acrescentando que o Prêmio Idelfonso, na edição 2024, homenageia “o ilustre escritor Ilson Venâncio, nosso querido ‘Boca’, por seu legado literário e cultural, que inspira e engrandece nossa cidade”.

ENQUETE

MAIS LIDAS