Com o propósito de debater os desafios do PT na conjuntura política atual, o candidato à presidência do partido, Valter Pomar cumpre agenda neste sábado (29) em Dourados. Pela manhã está prevista uma reunião interna do Partido dos Trabalhadores e a partir das 16 horas, na Câmara Municipal, ele participa de debate com a militância, abordando perspectivas para o futuro do partido, e os avanços e desafios do Governo Federal.
Valter Pomar registrou sua candidatura no dia 15 de março, para concorrer pela tendência Articulação de Esquerda. A definição por unanimidade ocorreu durante o 9º congresso nacional da Articulação de Esquerda.
Em declaração ao site do PT Nacional, propõe mudanças no cenário interno do PT e sobre o papel dos militantes. “Me considero uma voz a mais em defesa de um partido internamente democrático, militante, presente e atuante nos territórios, nos locais de moradia, de trabalho, de estudo, de cultura e lazer”, disse. “Também defendo que o partido esteja alinhado com propostas de reformas estruturais, em um processo de transformação radical do País”, completou Pomar.
Em uma análise atual da conjuntura política e econômica brasileira e mundial, faz um alerta ao campo progressista: “Vivemos tempos de guerra, de crise do capitalismo, de catástrofe ambiental”, avalia. “Em tempos assim, se quisermos vencer, é preciso mudar nossa estratégia e nosso jeito de funcionar”. Isso só será possível, sustenta, se o PT for um instrumento “de fato” da classe trabalhadora.
As eleições internas do partido ocorrem em 06 de julho, período em que os filiados estarão elegendo as novas direções municipais, estaduais e nacional.