fbpx

Desde 1968 - Ano 56

24.3 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioPolíticaCassar mandato de Glauber seria trágico, afirma Fábio Trad

Cassar mandato de Glauber seria trágico, afirma Fábio Trad

Ex-deputado lembra de convivência com parlamentar do Psol e diz: “Ele defende suas ideias com o coração”

Edson Moraes –

Ainda existem dúvidas sobre o destino do deputado federal Glauber Braga (Psol/RJ), que está sob a ameaça de ter seu mandato cassado desde que o pedido foi aprovado por maioria no Conselho de Ética da Câmara. Em greve de fome há cinco dias e acampado na sala do conselho, Braga tem recebido manifestações de solidariedade e apoio de diversas partes do Brasil e do exterior, uma delas, emocionada, do ex-deputado e seu colega de Parlamento, o sul-mato-grossense Fábio Trad.

Não é segredo para ninguém que dois fatores pesam na decisão do Conselho. O primeiro é o mau humor ideológico da grande maioria de seus membros, de direita ou bolsonaristas, que não perdem qualquer chance de retaliar a esquerda. O segundo fator também foi determinante na votação: as digitais do ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP/AL), que ainda tem muita influência entre grande parte de seus colegas.

Vingativo, Lira não perdoa Glauber, que o denunciou publicamente como articulador e beneficiário do “orçamento secreto” e das milionárias emendas que carreiam recursos federais para suas bases eleitorais. Antes da votação no Conselho, deputados do Centrão propuseram a Glauber que gravasse um vídeo pedindo desculpas pelas acusações feitas a Lira. Ele não aceitou, apesar de reduzir a calibragem nas críticas. Para que seu mandato seja cassado, é preciso que a decisão do Conselho de Ética seja votada e aprovada no plenário da Câmara.

VIOLÊNCIA – Para Fábio Trad, cassar o mandato de Glauber seria trágico, porque a democracia brasileira também seria atingida. Em um vídeo que postou no Instagram, Trad faz um comovente depoimento sobre o caráter e o perfil do deputado psolista, manifesta solidariedade e assinala que “se houver um deputado, mesmo de direita, mas bem-intencionado, vocacionado para a política com P maiúsculo, tenho certeza que vai se opor a esta violência”.

Confira o que disse Fábio Trad:

“Quando eu era deputado federal eu tinha o costume de observar com muita atenção o comportamento dos meus colegas parlamentares. Como discursavam, como participavam nas comissões temáticas, como tratavam os assessores, os servidores, garçons, como agiam com os colegas. Enfim, observava muito. Pois bem: nestes 10 anos que eu atuei como deputado federal, quase 100% de frequência, em pouquíssimos deputados eu vi as qualidades morais do Glauber Braga.

Abrindo meu coração aqui, pra vocês: gente, o Glauber é daqueles parlamentares que é todo feito de ideologia. Ele não tergiversa, ele não transige. Ele defende suas ideias como coração, ele acredita. Ele é a pureza que bate de frente e sabe que vai se machucar. E mesmo assim não freia e se machuca. Pessoas como ele são essenciais na política.

Sem gente como Glauber, qualquer Parlamento se torna refém de interesses mesquinhos. Cassar o mandato do Glauber Braga seria trágico. Arrisco a dizer que se houver um deputado, mesmo de direita, mas bem-intencionado, vocacionado para a política com P maiúsculo, tenho certeza que vai se opor a esta violência que estão praticando contra o mandato do Glauber.

E a própria democracia está sendo atingida também. Isto porque o deputado de verdade é leal ao debate, é amigo da dialética e aprecia o embate ideológico. Esta é a essência da democracia, gente. Por isto, mesmo não estando lá, expresso aqui a minha total solidariedade a este extraordinário político e deputado federal Glauber Braga”.

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS