Torpedos – 29/01/2010
Lide
O deputado federal Vander Loubet (PT) articula uma estratégia que pode ser excelente para ele, mas fatal para João Grandão que tentará, neste ano, retornar à Câmara dos Deputados. Loubet quer juntar candidatos do PT, PDT, PTB, PSC e PP numa única chapa para eleger quatro parlamentares e dar sustentabilidade às candidaturas de Zeca ao Governo e de Delcídio (PT) e Dagoberto Nogueira (PDT) ao Senado.
Trata-se, na verdade, de um golpe de mestre de Loubet, um campeão de votos, hábil articulador, sobrinho de Zeca do PT, mas que anda encrencado com a Justiça. No mínimo, viabilizaria seu terceiro mandato consecutivo, com menos custos. Ocorre que, além de Loubet, o PT tem o deputado Antonio Carlos Biffi que buscará a reeleição, assim como o campo-grandense Antonio Cruz (PP). Uma quarta e forte concorrente é Teresa Name, do PSC, que também é da capital.
Existe ainda uma grande possibilidade da candidatura do juiz federal Odilon de Oliveira, que poderá ser filiar ao PDT ou PTB. Não é certo que o deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT) será candidato ao Senado Federal; se não for, buscará também a reeleição. O tal chapão federal é, portanto, uma fria para João Grandão. Assim ele tá fora.
Curtas
Internet – O ex-prefeito de Dourados Laerte Tetila aderiu ao Twitter. A exemplo de renomados jornalistas, políticos (com ou sem mandato), o petista douradense passa a utilizar esta ferramenta tecnológica para se comunicar com o mundo.
Escárnio Essa conversa de que Ari Artuzi irá se filiar ao PMDB de André Puccinelli para se livrar da Operação Owari é uma vergonha. Uai, que poderes são esses do governador para manipular decisões da Justiça de MS? Justiça é Justiça ou é utopia?
Implosão Nem os incrédulos esperavam a posição tomada pelo MPE em relação o Hotel Íbis. Demolição? Se a construção do edifício tem vícios intransponíveis para a lei poderia, então, servir de escola, hospital ou outro equipamento público.
Começou O Tribunal de Justiça liberou carros de funerária e de hospital da família Uemura, apreendidos na Operação Owari, da Polícia Federal. Mas, foi mantida a penhora dos demais bens, como fazendas e empresas, avaliadas em R$ 20 milhões.
MR-8 Está seriamente ameaçada a candidatura do deputado Waldemir Moka ao Senado, mesmo com maquinário pesado de Puccinelli. É que as bases, autênticas e revolucionárias, querem a reeleição de Valter Pereira, histórico do PMDB.
Tangente E não é que Murilo Zauith tem chance de virar senador. Ocorre que o candidato preferido do governador, o deputado Moka, patina nas pesquisas. E como ficará feio para Puccinelli perder as duas vagas, lhe restaria apoiar seu atual vice.
Pesadelo Um jornal da capital dedicou uma página inteira sobre o Caso Campina Verde que, aliás, anda esquecido e é alvo de processos federais. Advogados alegam ser matéria requentada. Renúncia fiscal: o pivô do escândalo.
Calvário É lastimável o abandono dos cemitérios públicos de Dourados. Matagal, entulho, lixo, árvores caídas sobressaem, apesar das dezenas de milhares de túmulos. Sinceramente, é um desrespeito aos mortos e, principalmente, ao povo desta cidade.
Reflexão
Você descobrirá, conforme olha para trás em sua vida, que os momentos em que você realmente viveu são os momentos em que você fez as coisas no espírito do amor. (Henry Drummond)
‘O ciúme é uma das enfermidades psicológicas mais congênitas. Quando se nasce com ela, a cura é difícil. Ela envenena as alegrias mais gratas da vida, derrama fel em cada gota de água, em cada bocado de pão.’ (Paolo Mantegazza)
Existem três cachorros perigosos: a ingratidão, a soberba e a inveja. Quando mordem deixam uma ferida profunda. (Martin Lutero)
A arrogância do coração é atributo dos homens de bem; a arrogância de modos é atributo dos imbecis. (Charles Pinot Duclos)
O mal dos tempos de hoje é que os estúpidos vivem cheios de si e os inteligentes cheios de dúvidas. (Bertrand Russell)
Fonte: Folha de Dourados