Por Yolanda Reis –
O Brasil está quente . Durante as últimas semanas, as regiões do país registraram temperaturas acima de 30 ºC, muitas vezes ultrapassando os 40 ºC. Mas isso é pouco comparado ao lugar mais quente habitado do mundo: por lá, a temperatura ultrapassa os 56 °C!
De acordo com o World Meteorological Organization (WMO, Organização Metereológica Mundial) e o Guinness World Records, o lugar mais quente e habitado do mundo é o Death Valley, ou vale da morte, na Califórna, EUA.
As temperaturas por lá são extremas. A mais quente registrada até hoje foi em 13 de julho de 1913 (verão no hemisfério norte): os termômetros marcaram 56,7 °C!
Embora essa temperatura foi extraordinária, o Death Valley é quente o tempo inteiro – a temperatura média é 45 °C.
Por lá, moram principalmente famílias que trabalham no parque nacional da área. As casas por lá são adaptadas para o clima.
Existem algumas explicações geográficas para Death Valley, na Califórnia, ser tão quente. Uma delas é a alta pressão atmosférica; outra, o fato do local ser cercado de montanhas que não deixam o ar circular facilmente.
Além disso, chove pouco por lá, e a combinação de sol forte e umidade baixa faz o solo esquentar muito.
Lugar mais quente do mundo
Embora Death Valley seja o lugar habitado mais quente do mundo, dois lugares ali por perto são muito mais quentes (mas ninguém mora neles).
O Lut Desert, no Irã, e o Sonoran Desert, na fronteira entre México e Estados Unidos, alcançaram a temperatura de 80.8°C.
** Jornalista pelo Mackenzie e cientista social pela USP, trabalha com redação virtual desde 2015 e teve passagem em grandes redações do Brasil. Curte cultura, política e sociologia.