fbpx

Desde 1968 - Ano 56

25.5 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioEducaçãoProfessora Deumeires pode ser a 1ª representante de Dourados na presidência da...

Professora Deumeires pode ser a 1ª representante de Dourados na presidência da Fetems

A Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems) realizará eleições para a nova diretoria no próximo dia 2 de junho. O pleito definirá a gestão da entidade no quadriênio 2025-2029.

A atual vice-presidente da federação, professora Deumeires Morais, confirmou sua candidatura à presidência e destacou que seu nome foi construído em consenso com os 74 sindicatos municipais filiados.

“Tenho a honra de não ser candidata de mim mesma. Há um consenso hoje entre os sindicatos municipais em relação ao meu nome, o que fortalece ainda mais essa caminhada”, afirmou durante entrevista ao Dourados News. 

Deumeires é professora da Escola Floriano Viegas Machado e já atuou como diretora da Escola Clarice Bastos, em Dourados, por 20 anos, eleita por seis mandatos consecutivos. Ela acredita que sua trajetória como educadora e gestora escolar, somada à experiência sindical, a credenciam para liderar a Fetems.

“Essa carga de experiência, tanto como professora de carreira quanto como diretora de escola, aliada ao tempo em que estou na direção da Fetems, me prepararam para essa missão. Me sinto muito grata de poder ser representante de tantos representantes do movimento sindical”, pontuou.

Segundo Deumeires, até o momento apenas uma chapa foi inscrita, mas o prazo segue aberto até o dia 1º de maio.

A composição apresentada por ela reúne representantes de diversos segmentos da educação, incluindo professores efetivos, convocados, aposentados, administrativos e diretores de escola.

“Nossa chapa tem representação em todas as regiões do Estado e contempla todos os segmentos da nossa base. É uma composição preparada para seguir na luta pela valorização da educação pública e enfrentar os novos desafios”, destacou.

Desafios da próxima gestão

Entre os principais desafios apontados por Deumeires, está a luta contra a desigualdade salarial entre professores efetivos e convocados. Ela relembra a mobilização da categoria contra um projeto aprovado em 2019 pela Assembleia Legislativa, que retirou os convocados da carreira do magistério.

“Hoje, um professor convocado recebe cerca de 50% a menos do que um efetivo, mesmo tendo a mesma formação e carga horária. Nossa luta maior para reduzir essa diferença é o concurso público. Trazer esses profissionais para dentro da carreira é garantir seus direitos e a isonomia salarial”, explicou.

Outro ponto central da sua proposta de gestão é o enfrentamento à reforma da Previdência, em especial ao desconto de 14% nos salários de aposentados e aposentadas. Conforme Deumeires, a Fetems tem atuado tanto no âmbito estadual quanto nacional para reverter esse cenário, inclusive com ações no STF.

“Acompanhamos com atenção a votação da ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) que pode alterar essa cobrança. Já temos a maioria dos votos favoráveis no Supremo, mas aguardamos o desfecho após o pedido de vistas feito pelo ministro Gilmar Mendes. Para nós, é hora dos aposentados terem um pouco mais de fôlego”, defendeu.

Além disso, Deumeires destacou a preocupação com projetos de privatização da escola pública, como os que vêm sendo implementados em estados como Paraná e São Paulo. “Precisamos estar atentos para que isso não chegue ao nosso Estado e prontos para barrar propostas que entregam a gestão da educação pública à iniciativa privada. A valorização do serviço público passa pelo investimento no servidor e na estrutura pública, não pela terceirização.”

Questionada sobre o caráter de sua candidatura, Deumeires reforça que representa uma continuidade da atual gestão, com a adição de novas lideranças ao grupo.

“Fazemos parte da direção atual, mas estamos trazendo nomes novos. Entendemos que a renovação precisa acontecer de forma gradual, formando novas lideranças que deem continuidade à luta sindical”, afirmou.

Representatividade

Caso eleita, ela poderá ser a primeira mulher negra e a primeira representante de Dourados a ocupar o cargo. “Depois de 20 anos, podemos voltar a ter uma mulher na presidência da Fetems. Somos mais de 85% de mulheres na base. Além disso, posso ser a primeira mulher negra e a primeira presidenta vinda de Dourados”, afirmou a professora.

Por fim, ela destacou a importância da participação da base no processo eleitoral. “Nossa federação é a maior entidade sindical de Mato Grosso do Sul, com cerca de 25 mil trabalhadores e trabalhadoras na base. Essa eleição é um momento democrático que precisa do engajamento de todos.”


Eleições

As eleições acontecem no dia 2 de junho, das 8h às 18h. A votação ocorrerá de forma presencial, por meio de urnas itinerantes que circularão pelas unidades escolares, CEIM’s e demais locais com filiados. 

O voto será impresso. Cada urna contará com fiscais para acompanhar a votação, e, caso haja mais de uma chapa inscrita até o prazo final (1º de maio), a fiscalização será feita por representantes das duas candidaturas. (Com informações DouradosNews)

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS