A Comissão Permanente de Cultura da Câmara Municipal de Dourados realizou sua primeira reunião do ano, no Plenarinho da Casa de Leis. O encontro foi convocado pelo presidente da Comissão, vereador Franklin Schmalz (PT), e contou com a presença dos vereadores Dalton Ribeiro (PL) e Laudir Munaretto (MDB), além de assessores de outros vereadores como Dill do Povo (União). Aproximadamente 20 participantes, entre feirantes, artistas e produtores culturais que atuam ativamente nos eventos e projetos culturais do município foram ouvidos.
O principal objetivo da reunião foi ouvir as demandas das feiras criativas e do Projeto Renasce, além de apresentar encaminhamentos para fortalecer o setor cultural em Dourados. Durante o encontro, os participantes tiveram espaço para expor problemas, sugerir soluções e relatar desafios enfrentados no dia a dia.
Entre as questões levantadas, destacou-se a falta de continuidade dos projetos culturais, como o Renasce, que muitas vezes são encerrados antes que as crianças completem o curso. Além disso, foi apontado o atraso no pagamento dos profissionais envolvidos nesses projetos, prejudicando a renda dos trabalhadores da cultura.
Encaminhamentos e propostas
Após as falas dos participantes, o vereador Franklin Schmalz (PT) apresentou encaminhamentos para buscar atender as solicitações feitas, entre elas a elaboração de uma lista de solicitações de melhorias em espaços de feiras, assim como a desburocratização dos processos de concessão da utilização de espaços públicos da cidade e também a necessidade de que as secretarias envolvidas nessas ações trabalhem de forma articulada para facilitar os processos de organização de feiras. O vereador irá dialogar com o Fórum de Cultura e o Conselho Municipal de Cultura, antes de encaminhar as solicitações para a Secretaria de Cultura e demais órgãos competentes.
Sobre o projeto Renasce, Franklin se posicionou contrário à indicação de que a gestão municipal pretende diminuir o valor de pagamento da hora aula para os artistas e academias que atendem no projeto. O vereador se comprometeu a se reunir com a Secretária de Cultura, Gisella Melo, para levar as demandas do projeto Renasce.
O vereador Franklin Schmalz reforçou seu compromisso com o setor cultural e destacou a importância da reunião, e também as prioridades de sua atuação à frente da pasta, entre elas a Construção do Plano Municipal de Cultura. “Foi um encontro produtivo, no qual conseguimos ouvir as demandas dos trabalhadores da cultura e propor encaminhamentos concretos. Nosso objetivo é fortalecer o setor, garantir mais estrutura para as feiras criativas e buscar a continuidade dos projetos culturais em Dourados, como o Renasce, sempre respeitando as pessoas que vivem da cultura e fazem a cultura acontecer no dia a dia”.
A Comissão Permanente de Cultura seguirá acompanhando as demandas apresentadas e cobrando avanços para o setor, promovendo novos encontros para debater soluções e fortalecer a cultura no município.