A Comunidade Surda foi surpreendida, na data de hoje (08) pela notícia do fechamento da Central de Atendimento em Libras, vinculada à Secretaria de Assistência Social de Dourados.
Dois intérpretes de Libras foram exonerados sem qualquer justificativa. Com essas exonerações, a comunidade surda ficou sem acesso ao atendimento básico linguístico, como o acompanhamento em consultas médicas e outros serviços públicos essenciais.
A indignação é imensa diante dessa decisão que compromete os direitos fundamentais de comunicação e acessibilidade da comunidade surda.
A Central de Atendimento em Libras, também conhecida como Central de Intermediação em Libras (CIL), tem como objetivo promover o acesso das pessoas com deficiência aos serviços públicos, assegurando a comunicação em Libras. Esta central estava em funcionamento desde 2020.
De acordo com Paulo Cezar Perez, pessoa surda, “sou contra o fechamento das Centrais de Interpretação de Libras, pois a comunidade surda realmente precisa desse suporte. Sem essas centrais, muitos surdos enfrentam dificuldades para se comunicar em lugares essenciais, como hospitais, bancos e outros serviços. As Centrais de Interpretação de Libras são fundamentais para garantir que a comunidade surda de Dourados tenha acesso à informação e possa se expressar plenamente, contribuindo para uma melhor qualidade de vida.”
A comunidade está se organizando e tem uma agenda junto ao vereador Franklin (PT) para tentar reverter essa situação.