Em vídeo publicado nas redes sociais do PT Dourados na manhã desta quinta-feira (5), o Deputado Federal Vander Loubet confirmou a aprovação de uma emenda da bancada federal, que destinará R$53 milhões para obras estruturais com o objetivo de resolver o problema de abastecimento de água nas aldeias de Dourados.
O problema, que já persiste há anos, levou as comunidades indígenas a realizarem protestos, bloqueando a MS-156 na semana passada. Após quatro dias de mobilização e a ação truculenta da Polícia Militar, um acordo foi firmado, prevendo ações emergenciais e estruturais para solucionar a questão.
Durante o protesto, ainda no dia 27, Vander havia informado que solicitaria a emenda aos colegas parlamentares. Naquele dia, em vídeo, acompanhado pela Deputada Camila Jara (PT) e pela Deputada Estadual Gleice Jane (PT), que também estavam em Brasília, as lideranças do PT se comprometeram a buscar recursos para as comunidades indígenas. Após uma primeira reunião da bancada na última segunda-feira e outra realizada hoje, a proposta foi aprovada por unanimidade entre os parlamentares.
Vander declarou que “os R$ 53 milhões vão fazer a diferença, e a gente vai poder levar água potável para todos os parentes indígenas”. Ele também afirmou que “é inconcebível, em pleno século XXI, ver famílias indígenas se abastecendo com galões de agrotóxicos” e concluiu: “A bancada cumpriu sua missão, colocou a emenda e a Sanesul vai executar, parabéns, a toda a bancada”.