O deputado estadual Zé Teixeira é autor de leis que protegem os direitos das pessoas com deficiências e, particularmente, um incansável defensor dos autistas e suas famílias. Nesta terça-feira (1), o deputado solicitou recursos da União para custeio dos projetos e ampliação dos atendimentos especializados oferecidos pela Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Grande Dourados (AAGD).
O apoio foi reivindicado pelo presidente da AAGD, Francisco Sobrinho de Brito. A Associação depende do repasse de verbas para aumentar sua capacidade de atendimento, já que 100% das vagas estão preenchidas. Atualmente, 327 alunos recebem acolhimento, terapias e orientação através dos projetos de equoterapia, musicalização, alfabetização, arteterapia, ginástica, academia, atendimento psicológico e fonoaudiológico, além de acompanhamento das famílias por psicóloga familiar e assistente social.
“Apesar dos esforços empenhados pela AAGD, mais de 500 pessoas autistas aguardam na fila de espera e somente com a destinação dos recursos poderão ser assistidas com os tratamentos e o atendimento especializado que necessitam para o pleno desenvolvimento e inclusão social”, argumenta.
Educação – Ainda na sessão desta terça-feira, Zé Teixeira solicitou a aquisição de um ônibus, com no mínimo 46 lugares, para atender as demandas escolares de Nova Alvorada do Sul. A reivindicação partiu dos vereadores Renilson César, Junior Beraldi, Rozidália Reis, Renato Munhoz, Ronaldo Camargo e Nélio Justen.
“Ter um veículo à disposição dos estudantes que não possuem meios de locomoção, principalmente em dias de chuva ou calor extremo, torna-se uma importante ferramenta na garantia de se evitar a evasão escolar”, justifica o deputado.
Já para os estudantes da Escola Municipal Professor André Geraldo dos Santos, em Ivinhema, o deputado Zé Teixeira solicitou a construção da cobertura da quadra de esportes. Conforme o vereador Professor Erlon, “a estrutura apropriada permite o desenvolvimento da educação física e do lazer, sem colocar em risco a saúde pela exposição ao sol ou a impossibilidade da realização de atividades nos dias de chuva ou muito frio”.