fbpx

Desde 1968 - Ano 56

24.6 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 56

InícioPolíticaDilema, águas mansas, Marçal x Alan 2, fake 'Contar' news, inclusão e...

Dilema, águas mansas, Marçal x Alan 2, fake ‘Contar’ news, inclusão e licitações públicas

Juca Vinhedo –

“Sua morte representa uma perda irreparável para o jornalismo e para a sociedade. Seu caso indigna não só pela brutalidade, mas por expor falhas que não deveriam existir no sistema de combate à violência contra mulher.

(Nota do Sindjor-MS sobre a jornalista Vanessa Ricarte, assassinada na madrugada de quinta-feira, 13, em Campo Grande pelo ex-noivo, o músico Caio Nascimento).

Remodelando o bico

O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, está em intensa articulação para a fusão do partido com outras siglas. Essa semana ele consultou lideranças de Mato Grosso do Sul, incluindo o governador Eduardo Riedel, o ex-governador Reinaldo Azambuja, além de deputados federais e estaduais, para alinhar estratégias e discutir o futuro político da legenda no Estado, principalmente em relação à proposta de fusão do partido com o PSD e o MDB.

Em duas canoas

O ex-governador Reinaldo Azambuja é o presidente regional do PSDB em Mato Grosso do Sul. Ocorre que ele tem sido sondado para assumir o comando do PL no Estado. Se aceitar a nova missão, fica difícil imaginar que terá entusiasmo para participar da nova sigla que surgir do processo de fusão entre PSDB e outros partidos.

Na ofensiva

Da mesma forma que fazia quando estava à frente dos microfones de sua emissora de rádio, o prefeito Marçal Filho (PSDB) adotou a estratégia de continuar apontando os erros da administração passada, agora por meio das redes sociais. Essa semana, por exemplo, visitou os depósitos da Prefeitura, em companhia da secretária de Administração Tays Diniz, onde encontrou carteiras escolares nas embalagens, transformadores de energia e até um veículo, todos abandonados.

Não será desta vez

Arrefeceu o movimento encabeçado pelo deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS), que pretendia ingressar com um pedido de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por suposta pedalada fiscal. Oficialmente, até o fechamento desta coluna, apenas 130 deputados federais assinaram o requerimento. A decisão de aceitar ou não o pedido cabe ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), que assumiu o cargo recentemente e não demonstrou qualquer disposição em fazê-lo. Para tanto, é necessário o apoio de 342 parlamentares.

Pimenta no meu olho

O ex-deputado estadual Renan Contar, conhecido como “Capitão Contar”, do PRTB, notoriamente bolsonarista – que foi candidato a governador nas eleições passadas –  postou essa semana, vídeo nas redes sociais em tom indignado, onde desmente matéria que apontou sua disposição em apoiar o ex-coach Pablo Marçal (PRTB), para a presidência da República, nas eleições do ano que vem. Chamou as informações de “fake news” e disse que não tem plano B, mas sim, apenas o plano A: “Bolsonaro para presidente”.

Não é dos meus

Capitão Contar tem um sonho: ser candidato a senador com o aval de Jair Bolsonaro, em 2026. No entanto, o ex-presidente já sinalizou que pretende apoiar “uma mulher do PL”, que segundo informações de bastidores, seria a vice-prefeita de Dourados, Gianni Nogueira, esposa do deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS). O outro nome para o senado com apoio do líder nacional seria um nome “de outro partido”, ou seja, o ex-governador Reinaldo Azambuja.

Em águas mansas

O governador Eduardo Riedel (PSDB) costura politicamente para ter uma reeleição bastante tranquila, no ano que vem. Se vingar a ida para o PL, conforme se cogita nos bastidores, ou mesmo a fusão partidária dos tucanos com siglas simpáticas ao bolsonarismo, não deverá ter adversários de expressão em 2026. O MDB, por exemplo, deverá apoiá-lo nesse projeto, uma vez que a sigla do ex-governador André Puccinelli voltou a caminhar junto com o grupo político do atual governador.

Ranking positivo

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua Trimestral, divulgada pelo IBGE nesta sexta-feira (14), mostra que Mato Grosso do Sul está entre os dez Estados brasileiros com menor índice de desemprego no ano de 2024. Veja a lista: Mato Grosso (2,6%); Santa Catarina (2,9%); Espírito Santo (3,9%); Mato Grosso do Sul (3,9%); Minas Gerais (5,0%); Tocantins (5,5%); São Paulo (6,2%); Acre (6,4%); Ceará (7,0%); Maranhão (7,1%); Alagoas (7,6%); Amapá (8,3%); Amazonas (8,4%); Rio Grande do Norte (8,5%).

Inclusão é isso

A reativação da Central de Interpretação de Libras (CIL), que funcionava no Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência “Dorcelina Folador”, em Dourados, é uma louvável iniciativa da administração municipal. De agora em diante a comunidade surda volta a receber atendimento de apoio presencial e online nas mais diferentes áreas, como auxílio de acompanhamento de intérprete durante consulta médica.

A ser seguido

Belo exemplo para inibir empresários que fazem de tudo para vencer licitações públicas e depois não conseguem entregar o que prometeram no processo licitatório: a justiça federal condenou o sócio-administrador da V. S. L. e a empresa Obra-Prima Construtora Ltda-EPP, ao pagamento de custos extras e danos morais coletivos pela paralisação e abandono da obra do CEIM (Centro Municipal de Educação Infantil) no Parque do Lago, em Dourados.

BASTIDORES DO PODER

Gramática na cabeça

Quando falava, o cearense Carlos Alberto Arruda agredia cruelmente o vernáculo. Mas, justiça seja feita, vivia preocupado com isso.

Certa vez, em um comício em Sobral (CE), ele levou a assessoria ao desespero, maltratando a língua pátria. No final, quis saber:

– E então? Errei muito?

– O senhor cometeu 99 erros…

– Cuméquié? – o candidato não acreditou.

– Cem.

 (Trecho do livro “Poder sem Pudor”, do jornalista Cláudio Humberto)

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS