Produzir arte em Dourados é desafiador. Mesmo sendo uma cidade muito rica, com públicos diversos, uma grande comunidade universitária e vários espaços públicos disponíveis, Dourados ainda tem um cenário cultural limitado, com recursos escassos e pouca valorização dos artistas. E é nesse contexto que surge o curta-metragem “Os Bastidores da Produção Cultural Independente no Município de Dourados – MS”, que será lançado oficialmente nesta quarta-feira, 27 de novembro.
Dirigido por Stheffany Castelli, o documentário destaca o esforço e a criatividade de artistas locais que constroem a cena cultural da cidade. A obra traz entrevistas com músicos, atores, produtores e diretores que movimentam o cenário artístico, como a cantora SoulRa, o coletivo teatral Orendive, o coletivo audiovisual Rococoth e a professora de dança Jacy Brasileiro. Explorando também os bastidores de produções realizadas por esses profissionais e coletivos.
Produzido com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura, por meio de edital da Secretaria Municipal de Cultura de Dourados, o filme busca não apenas documentar, mas também valorizar e dar visibilidade às iniciativas culturais independentes da região.
De acordo com a diretora, o curta é uma forma de documentar como é desafiante trabalhar com cultura em Dourados hoje, valorizando as pessoas que abraçam esse desafio e seguem criando músicas, peças teatrais, vídeos e eventos. “Hoje em dia ser produtor cultural em Dourados é desgastante, nós organizamos eventos, mostras de teatro, dança e a comunidade não participa, isso custa tempo e muito esforço físico e mental. Por outro lado, é muito prazeroso ver as pessoas que participam conhecendo o trabalho de artistas locais e se preenchendo de arte e cultura. O lançamento do curta promete ser um momento importante para refletir sobre os desafios e as realizações da produção cultural independente no município, além de valorizar o trabalho primoroso e a dedicação dos artistas locais.”, afirma Stheffany.
A primeira exibição presencial do curta-metragem aconteceu hoje, 27/11, na feira de arte da Escola Municipal Clarice Bastos Rosa. O documentário será lançado no canal do youtube @rococoth5489 às 19h, e quem quiser assistir pode acessar o canal através do link: https://www.youtube.com/@rococoth5489.