fbpx

Desde 1968 - Ano 56

22.1 C
Dourados

Desde 1968 - Ano 57

InícioEducaçãoDourados: Câmara aprova a prorrogação da vigência do Plano Municipal de Educação

Dourados: Câmara aprova a prorrogação da vigência do Plano Municipal de Educação

Os vereadores aprovaram nesta segunda-feira (28), a prorrogação da vigência do Plano Municipal de Educação (PME) até dezembro de 2025. O prolongamento aconteceu para que o novo Plano seja desenvolvido de acordo com as necessidades atuais da educação do município. A elaboração do novo PME será discutida nesta quarta-feira (29), a partir das 08 horas, em audiência pública na Câmara Municipal de Dourados, e definirá as diretrizes da educação para os próximos 10 anos.

12ª Sessão Ordinária

Em virtude do feriado de Tiradentes, os vereadores de Dourados realizaram duas sessões ordinárias nesta segunda-feira. Na 12ª sessão ordinária de 2025, a Casa de Leis analisou e votou em dois projetos de lei.

O projeto de lei nº 046/2025 de autoria da vereadora Liandra da Saúde (PSDB), que dispõe sobre a Denominação de “Rua Laudelino Balbuena Medeiros” a atual “Rua do Jacarandá” localizado no loteamento Itapitan I e II, por duplicidade, foi aprovado em 2ª discussão e votação.

Durante a 12ª sessão ordinária, o professor Thiago Coelho Silva, que é Presidente do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (SIMTED) discorreu sobre a 26ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública que teve início no dia 22 de abril e se encerra amanhã, dia 29. O professor explicou que a semana é para realizar uma ampla reflexão sobre os problemas da educação e buscar caminhos para a construção de uma educação de cada vez mais qualidade. “Nessa semana a nossa principal pauta é a privatização, privatização essa que já está ocorrendo em vários estados da federação e significa transferir a prestação do serviço público para iniciativas privadas. Nós buscamos pela valorização dos servidores públicos, com concurso público, além de buscar mais investimentos nas escolas para acabar com a superlotação que já ocorre no município”, destacou Thiago, que também agradeceu aos vereadores e a atual gestão municipal pelo diálogo aberto com os servidores da educação.

13ª Sessão Ordinária

Logo em seguida, a Câmara de Dourados realizou a 13ª sessão ordinária do ano, onde foram debatidos quatro projetos de lei. A Tribuna Livre foi ocupada por Gino José Ferreira, Presidente do Sindicato Rural De Dourados, que falou sobre a 59ª Exposição Agropecuária de Dourados.

“Vim até a Câmara fazer um convite a sociedade douradense, que do dia 09 ao dia 18 de maio, prestigiem a Expoagro, que esse ano contará com uma ampla programação para toda a família. O nosso objetivo é popularizar cada vez mais o evento, com shows, simpósios, leilão e a volta do rodeio. Também gostaria de agradecer aos vereadores por mais um ano de parceria, e dizer que é uma honra levar o legislativo para a exposição”, afirmou Gino.

Os vereadores aprovaram em 1ª discussão e votação o projeto de lei nº 047/2025 de autoria do vereador Sérgio Nogueira (PP), que declara Utilidade Pública o Grupo de Apoio a Adoção de Dourados – GAAD Acolher.

Também tiveram dois projetos aprovados em única discussão e votação, o projeto de decreto legislativo nº 014/2025 de autoria do vereador Elias Ishy (PT), que concede Diploma de Jubileu de Ouro à Embrapa Agropecuária Oeste, alusivo aos seus 50 anos de sua fundação; e o projeto de decreto legislativo nº 015/2025 de autoria do vereador Inspetor Cabral (PSD), que concede Diploma de Honra ao Mérito ao Sr. César Roberto Dierings, pelos relevantes serviços prestados no Agronegócio, contribuindo para o crescimento do setor na região.

- Publicidade -

ENQUETE

MAIS LIDAS