O presidente da Câmara, Laudir Munaretto (MDB), apresentou aos novos vereadores, eleitos em outubro, um breve resumo de como serão as cerimônias de diplomação e de posse, marcadas para os dias 18 de dezembro e 1º de janeiro, respectivamente. No final da reunião, esclarecidas todas as dúvidas, foi feito o sorteio dos gabinetes para os futuros legisladores.
DIPLOMAÇÃO
A diplomação dos vereadores, eleitos e suplentes, da vice-prefeita e do prefeito está marcada para a próxima quarta-feira (18), com início às 19 horas, no plenário da Câmara Municipal, a cargo da Justiça Eleitoral.
POSSE
Já a cerimônia de posse será no dia 1º de janeiro de 2025, com início às 8 horas. Conforme o Regimento Interno, a sessão será presidida pelo vereador mais idoso, no caso o vereador Elias Ishy de Matos (PT), que designará um vereador para secretariar os trabalhos.
Após os vereadores eleitos terem proferido o juramento e firmado os respectivos termos de posse, acontecerá a eleição dos membros da Mesa Diretora, com sua posse imediata. Após alteração do Regimento Interno, a Mesa passará a ter cinco cargos: presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário.
Caberá ao presidente eleito convidar o prefeito e a vice-prefeita eleitos para proferir o juramento e firmarem o termo de posse. A cerimônia termina com o pronunciamento do prefeito e do vereador mais votado nas eleições de outubro, no caso, a vereadora Isajane Marcondes (Republicanos).
A Câmara entrará em recesso administrativo no período de 21 de dezembro de 2024 a 01 de janeiro de 2025, retornando o expediente em 02 de janeiro.